Olha só que situação complicada, gente! Em Nova Granada, interior de São Paulo, os produtores rurais estão tendo um baita problema com javaporcos. Nos últimos cinco anos, os ataques a plantações explodiram, causando prejuízos enormes! Esses bichos, uma mistura de javali com porco doméstico, estão virando uma verdadeira praga.
Sabe, o javali é originário da Europa, Ásia e norte da África. Chegou ao Brasil pela região do Rio Grande do Sul, lá na década de 1960. Esses animais, que são espertos pra burro, atacam principalmente à noite, em busca de comida. Milho, cana, soja, ração… eles comem de tudo! Já viram o estrago que eles fazem?
Em uma fazenda que visitei, um funcionário me mostrou como acompanha a movimentação desses animais. De cima, dá pra ver as tropas de javaporcos se esgueirando pela plantação. São rápidos e deixam um rastro de terra revirada por onde passam. Tipo assim, um verdadeiro desastre! Recentemente, foram vistos 11 javaporcos juntos, adultos e filhotes, se esbaldando com a colheita.
Para tentar se proteger, o produtor Marcos Germano está investindo em telas de proteção em volta da plantação, além de armadilhas em pontos estratégicos. Mas, na real, controlar a reprodução desses animais – seja pela caça, armadilhas ou outros métodos – precisa da autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). É uma burocracia danada!
O aumento dos ataques está deixando os produtores do noroeste paulista preocupados. Eles dizem que os javaporcos estão se adaptando a diferentes tipos de cultivo, e isso é muito ruim. Me parece que a situação tá ficando cada vez mais grave.
A reportagem completa sobre esse problema foi exibida no programa Nosso Campo, em 27/07/2025. Vale a pena conferir! Você pode acessar a TV TEM para mais informações, vídeos e outras notícias do Nosso Campo. A situação é crítica, e precisa de atenção urgente!
Fonte da Matéria: g1.globo.com