A Prefeitura de Jacareí, em São Paulo, tá de olho na fábrica da Caoa Chery e avisou: ou a montadora apresenta um plano pra voltar a produzir carros na cidade, ou a área doada será desapropriada. A unidade, sabe?, tá parada desde 2022, há três longos anos.
O prefeito Celso Florêncio (PL) usou as redes sociais pra dizer que tentou conversar com a Caoa Chery, mas não deu em nada. “Agora, a gente parte pro litígio”, afirmou. Segundo a prefeitura, foram enviados dois ofícios à empresa este mês, o último na segunda-feira (21). No documento, a prefeitura deu um ultimato: 45 dias para apresentar um plano de retomada das atividades ou uma alternativa que garanta o uso do imóvel conforme o combinado.
Olha só: se não houver resposta ou acordo, a prefeitura vai iniciar o processo de desapropriação. A estimativa de indenização? R$ 17,7 milhões aos cofres públicos. Isso me parece que é pouco, considerando o investimento da cidade. Vale lembrar que em janeiro, parte do terreno foi transferida pra montadora Omoda Jaecoo.
A Caoa Chery disse que ainda não recebeu a notificação e, por enquanto, não se manifestou sobre um possível plano de retomada da produção em Jacareí. A situação tá tensa!
**Acordo quebrado?**
A prefeitura alega que a montadora não cumpriu as obrigações do Memorando de Entendimentos assinado em 2010, quando recebeu a área. Uma das principais obrigações era a geração de empregos. Segundo dados do processo administrativo, em 2020 a empresa tinha apenas 444 funcionários, bem longe da expectativa inicial de mais de 3.000 postos de trabalho. Atualmente, a unidade está completamente inativa.
A doação da área estava condicionada à implantação e funcionamento da fábrica, com geração de empregos e atividade produtiva. A inatividade, segundo a prefeitura, causa prejuízo aos cofres públicos e afeta o interesse público. A paralisação frustra os objetivos de desenvolvimento econômico, arrecadação e geração de empregos. Por isso, o imóvel, que não cumpre sua função social, pode ser desapropriado.
Um parecer técnico-econômico da prefeitura mostra que a cidade investiu R$ 46 milhões – em valores atualizados – em obras de infraestrutura e incentivos fiscais para a instalação da fábrica. O complexo é avaliado em R$ 63 milhões. O documento afirma que, diante do descumprimento dos encargos e da ausência de contrapartida econômica, a desapropriação é juridicamente cabível e financeiramente justificável para proteger o interesse público.
**Fábrica desativada desde 2022**
A fábrica da Caoa Chery fechou as portas em 2022. Na época, a montadora demitiu 485 funcionários, alegando que a fábrica passaria por adequações para a produção de veículos elétricos. Até hoje, nada aconteceu.
Inaugurada em 2014 pela Chery, foi a primeira fábrica da marca chinesa no Brasil. Três anos de obras e um investimento de US$ 400 milhões com o objetivo de aumentar a participação no mercado brasileiro, mas os resultados não foram os esperados. Em 2017, a CAOA entrou na sociedade, assumindo metade da operação, na esperança de reverter o cenário de vendas abaixo do esperado. Agora, a situação é essa: Jacareí quer seu investimento de volta.
Fonte da Matéria: g1.globo.com