Olha só, a situação em Gaza tá feia! Nesta segunda-feira (15), Israel deu início a uma ofensiva terrestre na Cidade de Gaza, segundo o site Axios, que cita fontes do governo israelense. A ideia, segundo eles, é acabar de vez com o Hamas. Isso mesmo, uma operação de ocupação em plena Cidade de Gaza! Testemunhas relatam uma série de ataques aéreos na noite anterior à invasão, seguidos pelo avanço das tropas. As Forças de Defesa de Israel ainda não confirmaram oficialmente a operação, mas… né? A gente já viu o que aconteceu.
A ofensiva começou um dia depois de uma reunião entre o secretário de Estado americano, Marco Rubio, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Segundo o Axios, fontes do governo israelense disseram que o presidente Donald Trump tá dando o aval, desde que seja rapidinho. Na real, Trump até se manifestou na tarde desta segunda. Ele disse ter informações de que o Hamas teria levado reféns – aqueles mantidos em Gaza desde outubro de 2023 – pra superfície, usando-os como escudos humanos. “Espero que os líderes do Hamas saibam no que estão se metendo”, escreveu ele numa rede social. “Isso é uma atrocidade!”, completou, indignado.
Já no domingo (14), a Reuters noticiou uma intensificação dos ataques aéreos, com mais de 30 prédios residenciais destruídos em Gaza. Muita gente teve que deixar suas casas. As forças israelenses, claro, dizem que só atacaram alvos terroristas. Mas, sabe, a gente sabe que a situação é bem mais complexa que isso.
Israel já vinha avisando que planejava tomar a Cidade de Gaza, considerada por eles o “último bastião” do Hamas. A região abriga cerca de 1 milhão de pessoas. E, olha só, essa não é a única ação militar de Israel recentemente. Na semana passada, eles também atacaram Doha, no Catar – país que tenta mediar um cessar-fogo – atingindo lideranças do Hamas. Essa ação causou uma crise na região e foi condenada por diversos países e pela ONU. Uma situação tensa demais!
Vale lembrar que a guerra entre Israel e o Hamas começou em outubro de 2023, após um ataque do grupo terrorista que deixou mais de 1.200 mortos no sul de Israel. A ofensiva israelense, por sua vez, já causou a morte de mais de 63 mil palestinos, segundo autoridades locais de saúde. A maioria, civis. Meu Deus…
LEIA TAMBÉM:
* Trump afirma que EUA fizeram novo ataque contra gangue venezuelana; VÍDEO
* Rubio promete reação dos EUA à condenação de Bolsonaro nos próximos dias
* Morte de Charlie Kirk: Tyler Robinson confessou crime no Discord, diz jornal
Ataque de Israel contra Gaza em 15 de setembro de 2025
AP Photo/Leo Correa
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Fonte da Matéria: g1.globo.com