Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Irmão de prefeito de cidade no Equador morre em tiroteio que deixou ao menos 8 vítimas

Ao menos 8 pessoas morreram em um ataque em frente a uma boate na área rural de Santa Lucía, na província costeira de Guayas, considerada uma das mais perigosas do país, segundo a agência de notícias Associated Press (AP).
Está entre as vítimas Jorge Luis Urquizo Ferruzol, irmão do prefeito da cidade, Ubaldo Urquizo Mora, apurou o jornal local El Comercio.
De acordo com sobreviventes, vários homens armados com rifles de longo alcance desembarcaram de motocicletas e dois carros e começaram a disparar contra a multidão, em frente a boate Nápoles, localizada na Avenida 3 de Febrero e Ubaldo Urquizo.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Sete pessoas morreram no local e uma no hospital. A polícia identificou sete das vítimas como homens e uma, como mulher, com idades entre 22 e 40 anos
Três pessoas ficaram feriadas.
Segundo a publicação, agentes da Unidade de Mortes Violentas e Pessoas Desaparecidas (Dinased)  e da  Unidade de Criminalística coletaram evidências no local.
Não se sabe imediatamente o que motivou o tiroteio. Ele acontece dois dias depois de homens armados atacarem um barco perto da província de El Oro, na costa sudoeste do país. Quatro pessoas morreram no incidente e várias outras continuam desaparecidas após suspeitos lançarem explosivos contra o barco.
Dezenas de pessoas foram mortas nos últimos meses, a maioria em quatro das províncias costeiras do Equador: El Oro, Guayas, Manabí e Los Ríos. Todas permanecem em estado de emergência.
As autoridades atribuíram a onda de violência a disputas entre grupos do crime organizado ligados a cartéis transnacionais de drogas que expandiram suas operações, especialmente na região do Pacífico, de onde as drogas são enviadas para a América Central, os Estados Unidos e a Europa.
Mais de 4.600 pessoas foram mortas até agora neste ano no país de cerca de 18 milhões de habitantes. No ano passado, foram registrados quase 7.000 assassinatos, abaixo dos mais de 8.000 registrados em 2023, um número recorde.
Leia também:
Terremoto de magnitude 6,1 atinge o oeste da Turquia
‘Será o cemitério de mercenários de Trump’: Irã ameaça bloquear corredor planejado pelos EUA em acordo de paz entre Azerbaijão e Armênia
Polícia de Londres prende mais de 350 pessoas em protesto pró-Palestina
Tiroteio na Times Square deixa três feridos em NYC; adolescente é detido

Fonte da Matéria: g1.globo.com