Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Irã Responde: Khamenei Adverte Sobre Retaliação a Novos Ataques

Olha só, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, soltou o verbo na quarta-feira (16 de julho de 2025)! Em um discurso para membros do Judiciário iraniano em Teerã, ele deixou claro: o Irã tá pronto para responder a qualquer novo ataque. Na real, Khamenei disse que o país é capaz de “desferir um golpe ainda maior” do que o visto na guerra recente contra Israel. A fala foi transmitida pela TV estatal iraniana.

“A nossa capacidade de enfrentar os EUA e seu ‘cachorrinho de estimação’, o regime sionista, é algo admirável”, disparou Khamenei, sem papas na língua. A gente tá falando da guerra de 12 dias entre Irã e Israel em junho, né? Começou com um ataque israelense na noite do dia 12, com troca de mísseis e drones. Israel alegou que o programa nuclear iraniano é uma ameaça existencial. O saldo? Mais de mil mortos no Irã e mais de 20 em Israel, segundo dados oficiais de ambos os países.

E os EUA entraram na jogada! Durante o conflito, atacaram três instalações nucleares iranianas – Fordow, Natanz e Isfahan. Na época, o presidente Donald Trump anunciou que o programa nuclear iraniano tinha sido “completamente obliterado”. Após o cessar-fogo, Trump avisou que atacaria o Irã de novo se houvesse enriquecimento de urânio ou indícios de produção de bomba nuclear. Mas calma, a história não é bem assim…

Uma reportagem da NBC, na quinta-feira, revelou um relatório interno do governo americano que contradiz Trump. Segundo o documento, apenas uma das três instalações foi completamente destruída. Me parece que a situação é mais complexa do que o presidente americano deixou transparecer.

Israel também não tá de brincadeira. O ministro da Defesa, Israel Katz, classificou a guerra de 12 dias como “apenas um aperitivo” e pediu ao Exército um “plano de dissuasão contínuo” contra o regime de Khamenei. Ou seja, mais ataques podem estar por vir.

O Irã admitiu danos “graves” nas instalações, mas sem detalhes. Um relatório preliminar do Pentágono, vazado para o The New York Times dias após o ataque americano, sugeriu que a ofensiva apenas atrasou o programa nuclear em alguns meses. O governo Trump, claro, discordou.

Imagens de satélite, inclusive, mostram crateras gigantes na instalação de Fordo, depois dos ataques. A gente vê claramente a gravidade dos danos. Enfim, a situação no Oriente Médio continua tensa, com o Irã deixando claro que não vai ficar de braços cruzados.

Fonte da Matéria: g1.globo.com