Olha só que situação tensa no norte da Espanha! Neste domingo (10), mais de mil pessoas tiveram que deixar suas casas às pressas por causa de incêndios florestais. As chamas, impulsionadas por um calor infernal e ventos fortíssimos, espalharam-se rapidamente pela região. A gente tá falando de temperaturas beirando os 40ºC em algumas áreas!
Na vila de Carucedo e arredores, cerca de 400 pessoas foram evacuadas. E não parou por aí, não! Outras 700 tiveram que deixar suas casas em diversas vilas próximas e, acredite, até mesmo o sítio arqueológico de Las Médulas precisou ser esvaziado! Isso mesmo, aquele incrível Patrimônio Mundial da Unesco, uma antiga mina de ouro romana, tá ameaçada pelo fogo! Que tristeza, né?
Segundo o chefe do governo regional de Castilla y Leon, Alfonso Mañueco, a suspeita é que vários focos de incêndio foram criminosos. Ele postou no X (antigo Twitter): “Segundo os especialistas, vários incêndios podem ter sido propositais. Seremos implacáveis com quem atentou contra a vida, a segurança das pessoas e nosso patrimônio!”. Me parece que a coisa tá séria, viu?
A operação de combate às chamas é gigantesca! Imagina só: 60 soldados, 20 veículos, além de aviões e escavadeiras trabalhando sem parar. A situação é crítica, principalmente perto da cidade de Orallo, no noroeste da Espanha, onde bombeiros lutam bravamente contra as chamas.
E não são só os incêndios em Castilla y Leon, não. A Galícia e Navarra também estão enfrentando focos de incêndio. O chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez, disse no X que está acompanhando tudo de perto e agradeceu o trabalho incansável das equipes de emergência. Que força e dedicação dessas pessoas! A gente fica aqui torcendo para que tudo se resolva logo e que não haja mais vítimas.
Fonte da Matéria: g1.globo.com