A Honda lançou na China sua primeira motocicleta elétrica, a E-VO, fruto de parceria com a empresa chinesa Wuyang e parte da estratégia de eletrificação da fabricante japonesa. Apresentada na semana passada, a moto já está à venda no mercado chinês com preços a partir de 29.999 yuans (equivalente a R$ 22.800 sem impostos) para a versão básica, com uma bateria. A versão topo de linha, com três baterias, custa 36.999 yuans (aproximadamente R$ 29.200). Este lançamento marca uma nova etapa para a Honda, que até então oferecia apenas modelos elétricos do tipo CUB (como a Biz) ou scooters (como a Elite).
O design da E-VO se destaca pela combinação de elementos retrô e futuristas, lembrando uma café racer moderna. A carenagem frontal evoca motos clássicas de competição, enquanto a traseira, com suas formas semicirculares e linhas retas, remete ao estilo das scramblers da Triumph. Para maior praticidade, a moto dispõe de um compartimento para celular localizado à frente do assento do passageiro, no espaço onde normalmente fica o tanque de combustível.
A E-VO oferece duas opções de motorização: 15 cv ou 21 cv, dependendo da versão e do número de baterias (duas na versão de entrada e três na topo de linha). A transmissão se dá por correia para a roda traseira, com câmbio automático, característica comum em veículos elétricos. Em termos de porte, a moto se assemelha a modelos naked como a Yamaha FZ25 e a Honda CB 300F Twister.
A ficha técnica detalha as especificações das duas versões:
* **Potência:** 15 cv ou 21 cv * **Autonomia:** 120 km ou 170 km * **Comprimento:** 1,99 m * **Largura:** 0,75 m * **Altura:** 1,05 m * **Entre-eixos:** 1,38 m * **Altura do assento:** 76 cm * **Peso:** 143 kg ou 156 kg * **Freios (dianteiro e traseiro):** com ABS * **Velocidade máxima:** 120 km/h * **Tempo de recarga doméstica (20% a 80%):** 1h30 (duas baterias) / 2h30 (três baterias)
Em termos de tecnologia e equipamentos, a E-VO apresenta iluminação totalmente em LED, controle de tração, monitoramento da pressão dos pneus e entradas USB tipo A e C. O painel digital TFT de sete polegadas exibe informações como navegação, música e pressão dos pneus, além de permitir personalização e criação de atalhos.
Para os amantes de registros em vídeo, a moto conta com câmeras frontal e traseira com resolução 1080p (HD), e compatibilidade com a câmera DJI Action (vendida separadamente), acionada por botão no punho esquerdo.
Sobre a possibilidade de lançamento da E-VO no Brasil, a Honda declarou ao g1 que “não há confirmação, mas não descarta realizar um estudo de mercado para avaliar a aceitação do modelo no Brasil”. Atualmente, a Yamaha é a principal concorrente com presença no mercado brasileiro de motos elétricas, oferecendo a scooter Neo’s a R$ 33.990.
Fonte da Matéria: g1.globo.com
O preço varia de acordo com a versão. A versão básica, com uma bateria, custa 29.999 yuans (aproximadamente R$ 22.800 sem impostos). A versão topo de linha, com três baterias, custa 36.999 yuans (aproximadamente R$ 29.200).
A Honda E-VO oferece duas opções de motorização: 15 cv ou 21 cv, dependendo da versão e do número de baterias.
A autonomia varia de acordo com a versão: 120 km para a versão com duas baterias e 170 km para a versão com três baterias.
A E-VO possui iluminação totalmente em LED, controle de tração, monitoramento da pressão dos pneus, entradas USB tipo A e C, painel digital TFT de sete polegadas com navegação e personalização, e câmeras frontal e traseira com resolução 1080p.
Atualmente, a Honda E-VO está disponível apenas no mercado chinês.