Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Hegseth, Secretário de Defesa dos EUA, compartilha vídeo que questiona o direito ao voto feminino

Olha só que coisa! O Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, causou polêmica ao compartilhar um vídeo no X (antigo Twitter) que defende a exclusão do voto feminino. No vídeo, dois pastores evangélicos conservadores, Doug Wilson e Topor Sumpter, argumentam contra o direito das mulheres ao voto.

A gravação, um trecho de uma reportagem da CNN americana, mostra Sumpter justificando o voto familiar, onde, segundo ele, “normalmente, eu seria o único a votar, mas votaria após discutir o assunto com minha família”. Já Wilson, um teólogo evangélico bastante conhecido, afirma não aceitar mulheres em posições de liderança na sua igreja, justificando com a frase: “a bíblia diz assim”.

Hegseth republicou o vídeo com a legenda: “tudo de Cristo para toda a vida”. Uau! Isso gerou bastante repercussão, né?

Um porta-voz do Pentágono, tentando acalmar os ânimos, declarou que Hegseth “é um membro orgulhoso de uma igreja afiliada” à Comunhão das Igrejas Evangélicas Reformadas (CREC) e que o secretário “aprecia muito vários dos escritos e ensinamentos do sr. Wilson”. Me parece que isso só aumentou a confusão…

Wilson, aliás, já se manifestou contra a presença de mulheres em posições de liderança nas Forças Armadas e em funções de combate de alto nível.

A publicação de Hegseth gerou preocupação em organizações evangélicas progressistas, que criticaram abertamente o discurso compartilhado pelo secretário. Na real, a situação tá bem tensa. Acho que essa atitude dele vai gerar debates acalorados por um bom tempo! E, pra piorar, tudo isso acontece em um contexto onde ele já havia declarado que a defesa da Europa seria responsabilidade dos europeus. Será que isso tudo tá conectado? Difícil dizer…

Fonte da Matéria: g1.globo.com