A GWM, gigante automotiva chinesa, deu um passo gigante no mercado brasileiro! Na sexta-feira, dia 15 de agosto, inaugurou sua fábrica em Iracemápolis, interior de São Paulo, com a presença ilustre do presidente Lula. Isso mesmo, gente! A empresa tá oficialmente instalada no país e se junta à porD, que abriu sua unidade em Camaçari (BA) no mês anterior, como uma das grandes montadoras chinesas por aqui.
Olha só que interessante o modelo de produção da GWM: eles usam um sistema “peça por peça”, ou seja, importam alguns componentes, mas a montagem acontece aqui no Brasil. A ideia é bacana: aumentar gradativamente o conteúdo nacional. A meta ambiciosa? Alcançar 60% de peças brasileiras até 2026!
Segundo Márcio Alfonso, diretor de produção da fábrica, atualmente a linha de montagem usa cerca de 60 componentes nacionais. “São itens como pintura, vedação, verniz, solda e ajustes em sistemas e sensores de auxílio ao motorista, o ADAS”, explicou ele. “A gente começou com peças de desenvolvimento rápido, mas em quatro anos, no mínimo, vamos ampliar para motores, inversores, módulos e outras partes feitas aqui mesmo”, completou.
E quais os primeiros modelos a saírem da linha de montagem? O SUV Haval H6, que já é sucesso por aqui, vai liderar o time, seguido pela picape Poer P30 e pelo SUV Haval H9. A previsão é que a produção comece já em agosto. Me parece que a GWM tá chegando com tudo!
O investimento total da GWM no Brasil é de tirar o chapéu: R$ 10 bilhões em 10 anos! Impressionante, né? A fábrica, aliás, é só a terceira fora da China e já conta com 600 funcionários. A expectativa é chegar a 1.000 trabalhadores até o fim de 2025.
E tem mais! Do lado da fábrica, a GWM vai instalar seu primeiro centro de pesquisa na América Latina. Com 60 técnicos e engenheiros, o foco será em desenvolvimento de motores híbridos flex e adaptação dos veículos ao gosto do consumidor brasileiro. Tudo pensado para o nosso mercado!
Falando nos modelos, vamos aos detalhes:
**Haval H6:** O queridinho da GWM já está disponível em cinco versões, todas híbridas. Três são HEV (híbridas convencionais) e duas PHEV (plug-in híbridas), com até 113 quilômetros de autonomia no modo elétrico. As dimensões variam um pouco entre as versões: comprimento de 4,68 a 4,72 metros, largura de 1,88 a 1,94 metros e altura de 1,73 metros para todas.
**Haval H9:** Esse SUV de sete lugares chega para brigar com o Caoa Chery Tiggo 8 (vendido atualmente por R$ 199.990). Ele vem com motor 2.4 Turbo Diesel (184 cv e 48,9 kgfm de torque), transmissão automática de nove marchas e uma lista enorme de itens de série: faróis de LED, bancos de couro climatizados, central multimídia de 14,6 polegadas, câmera 360 graus, controle remoto via app, carregador por indução e ADAS. Em termos de dimensões: 4,95 metros de comprimento, 1,97 metro de largura e 1,93 metro de altura.
**Poer P30:** A picape Poer P30 compartilha o mesmo motor turbo diesel e os itens de série do Haval H9, mas tem dimensões de carroceria diferentes: 5,41 metros de comprimento, 1,94 metro de largura e 1,88 metro de altura.
Vale destacar que a estratégia da GWM de montar veículos com componentes pré-fabricados não é novidade no mercado. Quase todas as marcas chinesas que atuam no Brasil usam esse modelo. Veja alguns exemplos:
* **porD:** Inaugurou fábrica em Camaçari (BA) em julho, na antiga planta da Ford, com capacidade para 150 mil veículos/ano (modelos Dolphin Mini, King e Song Pro).
* **GAC:** Planeja abrir fábrica em Catalão (GO) em 2026, usando a estrutura da HPE Automotores. Enquanto isso, opera um centro de distribuição em Cajamar (SP).
* **Geely:** Vai usar a unidade da Renault em São José dos Pinhais (PR) em parceria para montagem e produção de motores pela Horse. O SUV elétrico EX5 é um forte candidato a ser o primeiro modelo.
* **Chery:** Já veterana no Brasil, tem fábricas em Anápolis (GO) – com capacidade de 80 mil veículos/ano (modelos Tiggo 5X, 7 e 8) – e Jacareí (SP), que está sendo modernizada para produzir modelos das marcas Omoda e Jaecoo.
Enfim, a chegada da GWM representa um novo capítulo na indústria automobilística brasileira, com um investimento pesado e uma estratégia de produção moderna. A gente fica de olho para ver como essa história vai se desenrolar!
Fonte da Matéria: g1.globo.com