Nossa! A Keurig Dr Pepper, sabe?, aquela gigante americana dos refrigerantes Dr Pepper e 7Up, acabou de fechar um mega negócio! Na segunda-feira, dia 25, eles anunciaram a compra da JDE Peet’s, dona da marca de café Pilão que a gente tanto conhece, por inacreditáveis US$ 18,4 bilhões! A Reuters foi quem deu a notícia primeiro.
A ideia? Transformar a Keurig Dr Pepper numa potência global no mercado de café, tipo uma concorrente de peso da Nestlé e seu Nescafé. Imagina só! Além do Pilão, a JDE Peet’s controla outras marcas brasileiras importantes, como L’OR, Café do Ponto e Caboclo. Tá tudo incluído na compra.
Esse negócio, aliás, tá sendo considerado uma das maiores aquisições na Europa em mais de dois anos! A estratégia da Keurig é dividir a JDE Peet’s em duas empresas independentes, listadas em bolsa: a Global Coffee Co., que vai cuidar de tudo relacionado ao café, e a Beverage Co., focada em bebidas refrescantes.
Quem vai comandar a Global Coffee Co.? Tim Cofer, o atual CEO da Keurig. Já a Beverage Co. ficará sob o comando de Sudhanshu Priyadarshi, o diretor financeiro da empresa. Olha só que estrutura!
A Keurig Dr Pepper tem uma avaliação de mercado de aproximadamente US$ 48 bilhões, enquanto a JDE Peet’s, negociada em Amsterdã, estava avaliada em 12,76 bilhões de euros, segundo dados da LSEG. As ações da Keurig, por sinal, já subiram quase 10% este ano, impulsionadas pelas ótimas vendas de bebidas. As ações da JDE Peet’s quase dobraram de valor, graças às receitas estáveis e ao novo foco em remunerar os acionistas.
Interessante notar que a JDE Peet’s é majoritariamente controlada pela JAB, empresa alemã que também tem uma participação considerável na Keurig Dr Pepper, segundo a LSEG. Em resumo: um movimento estratégico e audacioso que promete mudar o cenário do mercado de café mundial!
Fonte da Matéria: g1.globo.com