A Fiat lançou na última quinta-feira (7) a versão repaginada da Toro, a segunda picape mais vendida da marca. E olha só: o preço subiu R$ 2 mil em todas as versões, ficando entre R$ 159.490 e R$ 228.490. Mas não é só o preço que mudou, viu?
Além do visual renovado, a segurança ganhou um upgrade com a inclusão de freios a disco na traseira. Para-choques, grade e luzes diurnas de LED também foram redesenhados, dando um ar mais moderno à picape. A Toro, que ocupa a quarta posição no ranking de picapes mais vendidas do Brasil – atrás da Strada (também Fiat!), Saveiro (Volkswagen) e Hilux (Toyota) – lidera, porém, entre suas concorrentes diretas no segmento de médias-compactas: Renault Oroch, Chevrolet Montana e Ram Rampage.
Apesar do aumento de preço, a Fiat aposta na manutenção do sucesso da Toro. Nos sete primeiros meses de 2025, foram comercializadas 27.317 unidades, representando cerca de um terço das vendas da campeã de mercado, a Fiat Strada, que superou as 75 mil unidades vendidas no mesmo período.
**Confira os novos preços da Fiat Toro 2026:**
* Ranch Diesel: de R$ 226.490 para R$ 228.490;
* Volcano Diesel: de R$ 208.490 para R$ 210.490;
* Ultra Flex: de R$ 194.490 para R$ 196.490;
* Volcano Flex: de R$ 184.490 para R$ 186.490;
* Freedom Flex: de R$ 167.490 para R$ 169.490;
* Endurance Flex: de R$ 157.490 para R$ 159.490.
Interessante notar que, na versão top de linha, a Toro fica apenas R$ 5.500 mais barata que a Fiat Titano (que, vale lembrar, está em uma categoria superior).
Ainda que o reajuste tenha sido aplicado e os freios a disco traseiros incluídos, a nova Toro ainda não conta com piloto automático adaptativo – tecnologia que, na real, faz toda a diferença em termos de conforto e segurança. O sistema ADAS (assistência ao motorista), com assistência de permanência em faixa, farol alto automático e frenagem autônoma de emergência, está disponível apenas nas versões Ultra (flex) e Ranch (diesel), as tops de linha.
**O que mudou na Toro 2026?**
As mudanças visuais são sutis, mas muito bem-vindas. Seguindo a linha de outros modelos Fiat 2026 (como Fastback e Pulse), a Toro abandonou as curvas arredondadas e adotou um visual mais reto e imponente. Na frente, a grade redesenhada parece maior, com filetes verticais cromados e o logo da Fiat em destaque. O protetor de motor em plástico prateado ficou mais aparente, estendendo-se até os faróis de neblina, que agora têm moldura trapezoidal. Os faróis mantiveram o mesmo conjunto óptico, mas as luzes diurnas em LED ganharam um formato mais quadrado, deixando a picape com um visual mais robusto. Na traseira, as lanternas também foram redesenhadas. Por dentro, o console central foi reformulado para receber o freio de estacionamento eletrônico, substituindo a antiga alavanca.
**Motorização:**
As versões flex usam o motor 1.3 turbo, que entrega 176 cv de potência com etanol e gasolina, e 27,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas. Já as versões a diesel contam com o motor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros, que gera 200 cv e 45,9 kgfm de torque, com transmissão automática de nove marchas e tração nas quatro rodas. Vale comparar com a concorrência: a Chevrolet Montana, por exemplo, tem apenas o motor 1.2 turbo flex (141 cv com etanol e 139 cv com gasolina, 22,4 kgfm de torque), enquanto a Renault Oroch usa o motor 1.6 (120 cv), considerado defasado, já que o 1.3 turbo foi descontinuado em 2025.
**Capacidade de carga:**
A caçamba da Toro comporta até 937 litros, independente da versão. A capacidade de carga varia: até 670 kg nas versões flex e até 1.010 kg nas diesel. A Montana carrega até 637 kg (na versão manual mais básica) e a Oroch, até 678 kg.
**Dimensões da Fiat Toro Ranch 2026:**
Como se trata de uma reestilização, e não de uma nova geração, as dimensões são praticamente as mesmas. A única diferença é o comprimento, que aumentou 0,9 cm devido às mudanças nos para-choques. A Toro se situa entre as picapes compactas (Strada e Saveiro) e as médias (Hilux e Ranger), sendo 95 cm maior que a Strada e 38 cm menor que a Titano.
**Ficha técnica da Toro Ranch 2026:**
* **Motor:** 1.3 turboflex ou 2.2 turbodiesel
* **Potência:** 176 cv (flex) / 200 cv (diesel)
* **Torque:** 27,5 kgfm (flex) / 45,9 kgfm (diesel)
* **Câmbio:** Automático de 6 marchas (flex) / Automático de 9 marchas (diesel)
* **Comprimento:** 4,95 m
* **Largura:** 1,84 m
* **Altura:** 1,67 m
* **Entre-eixos:** 2,98 m
* **Tanque:** 60 litros
* **0 a 100 km/h (flex):** 10 segundos
* **Velocidade máxima (flex):** 197 km/h
* **0 a 100 km/h (diesel):** 9,8 segundos
* **Velocidade máxima (diesel):** 201 km/h
* **Consumo urbano (flex):** 6,5 km/l (etanol) / 9,4 km/l (gasolina)
* **Consumo rodoviário (flex):** 7,8 km/l (etanol) / 10,8 km/l (gasolina)
* **Consumo urbano (diesel):** 10,5 km/l
* **Consumo rodoviário (diesel):** 13,6 km/l
**Equipamentos:**
A lista de equipamentos é parecida com a versão anterior. Todas as versões incluem central multimídia, com telas de 7 polegadas (Endurance), 8,4 polegadas (Freedom e Volcano) e 10,1 polegadas (Ultra e Ranch). Desde a versão de entrada, há seis airbags, freios a disco nas quatro rodas e freio de estacionamento eletrônico. As versões Endurance e Freedom não incluem banco do motorista com regulagem elétrica, presente nas demais.
**(Segue a lista completa de equipamentos para cada versão: Endurance, Freedom, Volcano (flex e diesel), Ultra (flex) e Ranch (diesel) – detalhada como no texto original)**
**A Toro e sua trajetória de sucesso:**
Lançada em 2016, após a Renault criar o segmento de médias-compactas com a Oroch em 2015, a Toro (projeto 226 da Fiat) foi a primeira picape desse porte produzida pela marca no Brasil, na fábrica de Goiana (PE). O nome “Toro”, que significa “touro” em italiano, se consolidou no mercado. A evolução da Toro ao longo dos anos incluiu a introdução de versões como Endurance e Ranch (2018), a versão Ultra a diesel (2020), um redesenho frontal e interno, novo motor turboflex, ADAS e conectividade (2021) e a adoção do motor 2.2 turbodiesel e a versão Ultra flex (2025). Até 2025, foram fabricadas 600 mil unidades no Polo Automotivo da Stellantis em Goiana (PE), tornando-a líder em seu segmento.
Fonte da Matéria: g1.globo.com