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Fiat Toro 2026: Preço sobe, mas a picape chega com novidades

A Fiat apresentou na última quinta-feira (7) a versão repaginada da Toro, sua segunda picape mais vendida. E olha só: o preço subiu R$ 2 mil em todas as versões, variando agora entre R$ 159.490 e R$ 228.490. Mas não pense que foi só o preço que mudou!

A novidade mais importante? Freios a disco na traseira, melhorando a segurança. Além disso, o visual ganhou um upgrade com novos para-choques, grade redesenhada e luzes diurnas de LED. Ficou bem mais moderna, na minha opinião.

Vale lembrar que a Toro ocupa a quarta posição no ranking de picapes mais vendidas do Brasil, atrás da Strada (também Fiat!), Saveiro (Volkswagen) e Hilux (Toyota). Mas, entre as médias-compactas – Renault Oroch, Chevrolet Montana e Ram Rampage – a Toro reina absoluta!

Apesar do aumento de preço, a Fiat aposta na manutenção do sucesso. Nos sete primeiros meses de 2025, foram vendidas 27.317 unidades. Ainda longe das mais de 75 mil Stradas vendidas no mesmo período, mas um número respeitável, né?

**Preços da Fiat Toro 2026:**

Olha só a diferença de preços entre as versões:

* Ranch Diesel: de R$ 226.490 para R$ 228.490;
* Volcano Diesel: de R$ 208.490 para R$ 210.490;
* Ultra Flex: de R$ 194.490 para R$ 196.490;
* Volcano Flex: de R$ 184.490 para R$ 186.490;
* Freedom Flex: de R$ 167.490 para R$ 169.490;
* Endurance Flex: de R$ 157.490 para R$ 159.490.

A versão top de linha, a Ranch, fica apenas R$ 5.500 mais barata que a Fiat Titano de entrada – uma categoria acima. Isso mostra que a Toro está bem posicionada no mercado.

Um ponto que achei negativo: a Toro 2026 ainda não oferece piloto automático adaptativo. Essa tecnologia, que controla a velocidade e frenagem automaticamente, só está disponível em alguns modelos concorrentes. O pacote ADAS (assistência ao motorista), com alerta de saída de faixa, farol alto automático e frenagem autônoma de emergência, fica restrito às versões Ultra (flex) e Ranch (diesel).

**O que mudou na Toro 2026?**

As mudanças são discretas, mas fazem toda a diferença. Assim como em outros modelos Fiat da linha 2026 (como Fastback e Pulse), a Toro abandonou as curvas e adotou linhas mais retas, dando um ar mais moderno.

Na frente, a grade ficou maior e mais imponente, com filetes verticais cromados e o logo da Fiat em destaque. O aplique prateado na base do para-choque, que imita uma proteção de motor, também ficou mais evidente. Os faróis de neblina agora têm moldura trapezoidal.

Os faróis são os mesmos, mas as luzes diurnas de LED ganharam um formato mais quadrado, deixando a picape com uma aparência mais robusta. Na traseira, as lanternas também foram redesenhadas. Por dentro, o console central foi reformulado para receber o freio de estacionamento eletrônico, que substitui a antiga alavanca.

**Motorização:**

As versões flex usam o motor 1.3 turbo, com 176 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, tanto com etanol quanto com gasolina. O câmbio é automático de seis marchas.

Já as versões a diesel contam com o motor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros, que entrega 200 cv e 45,9 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de nove marchas e tração 4×4.

Para comparar, a Chevrolet Montana usa apenas o motor 1.2 turbo flex (141 cv com etanol/139 cv com gasolina e 22,4 kgfm de torque), enquanto a Renault Oroch utiliza o motor 1.6 (120 cv), considerado defasado.

**Capacidade de carga:**

A caçamba da Toro comporta 937 litros, independente da versão. A capacidade de carga varia de acordo com o motor: 670 kg para o flex e 1.010 kg para o turbodiesel. A Montana carrega até 637 kg (na versão manual mais básica) e a Oroch, até 678 kg.

**Dimensões da Fiat Toro Ranch 2026:**

Como é um facelift e não uma nova geração, as dimensões são praticamente as mesmas. O comprimento aumentou apenas 0,9 cm devido às mudanças nos para-choques. A Toro se posiciona entre as picapes compactas (Strada, Saveiro) e as médias (Hilux, Ranger). É 95 cm maior que a Strada, mas 38 cm menor que a Titano.

A ficha técnica completa da Toro Ranch (dados também aplicáveis às demais versões, com variações em motor e equipamentos):

* **Motor:** 1.3 turboflex ou 2.2 turbodiesel
* **Potência:** 176 cv (flex) / 200 cv (diesel)
* **Torque:** 27,5 kgfm (flex) / 45,9 kgfm (diesel)
* **Câmbio:** Automático de 6 marchas (flex) / Automático de 9 marchas (diesel)
* **Comprimento:** 4,95 m
* **Largura:** 1,84 m
* **Altura:** 1,67 m
* **Entre-eixos:** 2,98 m
* **Tanque:** 60 litros
* **0 a 100 km/h (flex):** 10 segundos
* **Velocidade máxima (flex):** 197 km/h
* **0 a 100 km/h (diesel):** 9,8 segundos
* **Velocidade máxima (diesel):** 201 km/h
* **Consumo urbano (flex):** 6,5 km/l (etanol) / 9,4 km/l (gasolina)
* **Consumo rodoviário (flex):** 7,8 km/l (etanol) / 10,8 km/l (gasolina)
* **Consumo urbano (diesel):** 10,5 km/l
* **Consumo rodoviário (diesel):** 13,6 km/l

**Equipamentos:**

A lista de equipamentos é similar nas versões, com variações na tela da central multimídia: 7 polegadas na Endurance (flex), 8,4 polegadas nas Freedom (flex) e Volcano (flex e diesel) e 10,1 polegadas nas Ultra (flex) e Ranch (diesel). Todas as versões trazem seis airbags, freios a disco nas quatro rodas e freio de estacionamento eletrônico. A regulagem elétrica do banco do motorista é oferecida apenas nas versões Volcano, Ultra e Ranch.

**Detalhes dos equipamentos por versão:** (A descrição detalhada de equipamentos de cada versão – Endurance, Freedom, Volcano, Ultra e Ranch – foi omitida para manter a concisão, mas está disponível no texto original.)

**A Toro e sua trajetória:**

Lançada em 2016, a Toro abriu um novo nicho no mercado brasileiro, o das picapes médias-compactas, um segmento criado pela Renault Oroch em 2015. Produzida em Goiana (PE), a Toro já ultrapassou a marca de 600 mil unidades fabricadas até 2025, mostrando seu sucesso no mercado. A evolução da Toro ao longo dos anos (2016, 2018, 2020, 2021 e 2025) demonstra sua capacidade de adaptação e inovação.

Em resumo, a Fiat Toro 2026 chega com pequenas, mas importantes melhorias, mantendo seu lugar de destaque no segmento. O aumento de preço é um ponto a ser considerado, mas as novas tecnologias e o visual renovado podem compensar para muitos consumidores.

Fonte da Matéria: g1.globo.com