Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Ex-diretores do CDC acusam Robert F. Kennedy Jr. de colocar americanos em risco

Nove ex-diretores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA soltaram a bomba! Num artigo no *The New York Times*, publicado segunda-feira (1º), eles detonaram o secretário de Saúde, Robert F. Kennedy Jr., e o governo Trump, acusando-os de desmantelar a agência e colocar a saúde pública americana em grave risco. Olha só o que eles disseram!

A coisa tá feia, viu? A demissão da diretora Susan Monarez, na semana passada, foi a gota d’água. Ela se recusou a apoiar as políticas antivacina de Kennedy Jr., chamando-as de “anticientíficas”. Resultado? Foi demitida por se recusar a seguir ordens que considerava absurdas. E não foi só ela, não! Quatro outros funcionários de alto escalão simplesmente jogaram a toalha, deixando a agência em polvorosa. O *New York Times* descreveu a situação como um verdadeiro caos.

Os ex-diretores, que serviram sob vários presidentes, de Jimmy Carter a Donald Trump, não pouparam críticas. Em um artigo contundente, eles escreveram: “Dirigimos o CDC: Kennedy está colocando em perigo a saúde de todos os americanos”. Eles afirmam que as ações de Kennedy Jr. são sem precedentes na história da agência.

A denúncia é pesada! Segundo os ex-diretores, Kennedy Jr.: demitiu milhares de funcionários da saúde; enfraqueceu programas cruciais de combate ao câncer e doenças cardíacas; e, durante o maior surto de sarampo em décadas, priorizou “tratamentos não comprovados” em detrimento das vacinas. Ainda por cima, ele defende uma legislação que pode deixar milhares de americanos sem seguro saúde.

“Isso é inaceitável e deveria deixar todo mundo de cabelo em pé, independente da sua posição política”, afirmam os especialistas, incluindo a Dra. Anne Schuchat, diretora interina do CDC durante o primeiro mandato de Trump. A situação é realmente preocupante e exige atenção imediata. A saúde pública americana está em jogo. E, na real, a gente precisa ficar de olho nesse assunto.

Fonte da Matéria: g1.globo.com