Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

ETIAS: Entrada na Europa só em 2026, e mais cara!

A União Europeia anunciou mudanças importantes no Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (ETIAS). Esqueça a previsão inicial para este ano! A entrada em vigor agora tá marcada para o último trimestre de 2026. E olha só o detalhe: o preço subiu! Bem mais, na verdade.

A taxa do ETIAS pulou de 7 euros para 20 euros (aproximadamente R$ 130, segundo a cotação de terça-feira, 22 de [mês – a data do artigo original falta]). Três vezes mais caro! Isso mesmo, triplicou o valor.

Mas que bicho é esse, ETIAS? É tipo uma autorização de viagem, viu? Obrigatória para entrar em 30 países europeus por até 90 dias. Atenção: não é visto, hein! Vai ser exigido de cidadãos de 59 países e territórios que hoje entram na Europa sem visto, incluindo o Brasil, claro.

Enquanto o ETIAS não entra em ação, a gente, brasileiro, pode continuar viajando tranquilo para esses 30 países europeus sem precisar de visto. Ufa!

Segundo a União Europeia, esse aumento na taxa é para cobrir os custos do sistema. Sabe, inflação, manutenção… eles alegam que também estão alinhando o preço com o que outros países cobram por autorizações parecidas.

Aliás, tem gente isenta desse pagamento, como menores de 18 anos e maiores de 70. Boa notícia para alguns, né?

Como vai funcionar na prática esse ETIAS? É simples: você vai precisar pedir essa permissão eletrônica antes de viajar, preenchendo um formulário online. Dados pessoais, número do passaporte, destino… e algumas perguntas de segurança. Na maioria das vezes, a resposta é rapidinha: em poucos minutos você sabe se foi aprovado ou não. Se tudo der certo, a autorização vale por três anos, a menos que seu passaporte expire antes.

Ah, e a União Europeia também anunciou que quer acabar com a cobrança de bagagem de mão nas companhias aéreas. Mas essa é outra história…

Fonte da Matéria: g1.globo.com