Nossa! Uma tragédia aconteceu no norte da China. Uma enchente brutal na Mongólia Interior deixou pelo menos oito pessoas mortas e quatro desaparecidas neste sábado, dia 16 de julho. Imagina só: bicicletas elétricas boiando nas águas turvas – cenas como essa, registradas pelo fotógrafo Zhai Liqiang da agência China News Service/VCG, mostram a força devastadora da natureza. A monção do Leste Asiático, essa força da natureza, tá causando estragos por lá.
Segundo a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, o problema foi o transbordamento de um rio que corta a região, perto de Bayannur. Na noite de sábado, 13 pessoas que estavam acampando perto do rio foram arrastadas pelas águas. Apenas uma conseguiu se salvar, graças a Deus!
A China inteira tá sofrendo com esse clima extremo, sabe? As chuvas estão muito mais fortes do que o normal, tudo por causa dessa monção. Olha só o que aconteceu em Hainan, no sul do país: a pesca ficou suspensa por três meses e meio! A mídia estatal informou que as autoridades agrícolas só liberaram os barcos para voltar ao mar neste sábado, depois de semanas de chuvas intensas e constantes.
E, tipo assim, essa tragédia na Mongólia Interior não tá sozinha. No fim do mês passado, uma tempestade fortíssima em Pequim deixou um rastro de destruição, matando pelo menos 44 pessoas e obrigando mais de 70 mil a deixarem suas casas. Foi de arrepiar!
O governo central, pelo menos, reagiu rápido. Na semana passada, anunciou milhões em novos recursos para ajudar nas ações de emergência e socorro às vítimas. Ainda bem que alguma coisa tá sendo feita, né? Mas a situação continua crítica. A gente só pode torcer para que a situação melhore e que esses desaparecidos sejam encontrados com vida.
*Com informações da Reuters
LEIA MAIS:
Mortes por chuvas no Paquistão sobem para 344
COP-30: maioria dos países ainda não apresentou compromissos para combater aquecimento
Fonte da Matéria: g1.globo.com