Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

É #FAKE foto de Michelle Bolsonaro com cartaz pedindo liberdade para Bolsonaro; cena foi criada com a IA do Google

Foto de Michelle Bolsonaro segurando faixa pedindo libertação de Bolsonaro foi gerada por IA
g1
Circula nas redes sociais uma foto da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) segurando uma faixa com o pedido de libertação de Jair Bolsonaro (PL), seu marido. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é a publicação falsa?
Publicado na sexta-feira (14) no Facebook, onde já teve 10 mil curtidas, o post mostra uma imagem na qual a ex-primeira-dama está supostamente em um palco e segurando um cartaz com a seguinte mensagem: “Libertem o nosso presidente Bolsonaro. Anistia já!”.
A legenda diz: “Michelle Bolsonaro mandando o recado: anistia já aos presos do 08/01 e ao Presidente Jair Bolsonaro!”. Ela omite que se trata de um conteúdo produzido com inteligência artificial (IA) – leia mais abaixo. Na seção de comentários, há mensagens de usuários que parecem acreditar na veracidade do material.
Na cena, Michelle aparece à frente de bandeiras de países europeus – é possível ver ainda o símbolo da União Europeia (UE). No “público”, há duas bandeiras do Brasil.
⚠️ Por que isso é mentira?
O Fato ou Fake procurou a assessoria de imprensa Michelle Bolsonaro, que disse: “Totalmente falsa. Michelle não saiu do Brasil, nem participou de nenhum evento na UE. A última viagem internacional foi para posse do Trump”. O presidente Donald Trump reassumiu o comando da Casa Branca em 20 de janeiro.
O Fato ou Fake também submeteu a imagem ao SynthID Detector, plataforma do Google que verifica conteúdos gerados com a ferramenta de IA da própria empresa. Resultado da análise: “Feito com IA do Google – Synth ID identificado em todo ou parte do conteúdo carregado”.
Essa tecnologia insere uma marca d’água para identificar conteúdo gerado com modelos de IA do Google. Essa espécie de selo é incorporada em vídeos, imagens, áudio ou texto fabricados sinteticamente.
Embora imperceptível para humanos (que não conseguem verificar o indicador apenas assistindo às cenas ou escutando os áudios), a técnica é detectável pelo sistema.
Diferentemente de outros modelos que geram deepfakes a partir de vídeos reais, a IA do Google tem a capacidade de produzir cenas hiper-realistas do zero, ou seja, sem a referência a um conteúdo real já publicado.
Diagnóstico do SynthID
Reprodução
Foto de Michelle Bolsonaro segurando faixa pedindo libertação de Bolsonaro foi gerada por IA
g1
Veja também
É #FAKE vídeo de idosos em asilo explicando fantasias de Halloween nos EUA
É fake vídeo de idosos explicando fantasias cômicas para Halloween; tudo foi feito com IA
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Fonte da Matéria: g1.globo.com