Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Drones Russos Violam Espaço Aéreo Polonês; Prédio Residencial Atingido

Nossa! A Polônia confirmou, nesta quarta-feira (10), a invasão de seu espaço aéreo por drones, provavelmente de origem russa. A situação foi tensa, viu? A polícia encontrou um drone danificado em Czosnowka, no leste do país, por volta das 5h40 da manhã. A informação foi confirmada pela própria polícia no X (antigo Twitter). Mas olha só, isso não foi tudo. Segundo a imprensa local, outro drone atingiu um prédio residencial na mesma região. Graças a Deus, ninguém se feriu!

Um promotor polonês relatou a descoberta de componentes de drones próximos a um cemitério em Cześniki, no condado de Zamość. Já o encarregado de negócios da Rússia, Andrei Ordash, desmentiu as acusações à agência estatal russa RIA, alegando falta de provas. Hum, interessante… Será que a Rússia está escondendo algo?

A resposta polonesa foi imediata. O governo acionou seus caças, e também os de outros países da OTAN, para interceptar os drones. As aeronaves decolaram na madrugada de quarta-feira (horário local), que correspondeu à noite de terça-feira no Brasil. Em comunicado oficial, as Forças Armadas polonesas afirmaram que o espaço aéreo polonês sofreu “violações repetidas por drones” durante ataques russos à Ucrânia. E mais: eles confirmaram o uso de armas para abater os drones. Ufa! O exército recomendou à população que ficasse em casa, e o governo colocou seus sistemas de defesa antiaérea em “máxima alerta”.

A situação foi tão crítica que os aeroportos de Chopin, Modlin e Rzeszow, além de Lublin, foram fechados. Chopin, Modlin e Rzeszow já retomaram as operações, enquanto Lublin opera em regime de emergência. Imaginem o caos!

O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, pediu mais apoio dos aliados. Ele disse, e com razão, que a Polônia precisa de ajuda para lidar com essa situação. “A Polônia está pronta para reagir a ataques e provocações”, declarou ele anteriormente, após a confirmação do incidente com os drones.

Aliás, a Força Aérea ucraniana chegou a publicar, no Telegram, uma mensagem alertando sobre drones russos invadindo o espaço aéreo polonês e ameaçando a cidade de Zamość. Mas, logo em seguida, a publicação foi apagada. Será que houve algum tipo de retração estratégica? De qualquer forma, boa parte da Ucrânia, especialmente as regiões próximas à fronteira com a Polônia, ficou sob alerta aéreo durante a madrugada.

Essa situação toda mostra a gravidade do conflito na Ucrânia e seus impactos diretos nos países vizinhos. A invasão do espaço aéreo polonês por drones russos é um ato grave que exige uma resposta firme da comunidade internacional. A gente fica na torcida por uma solução pacífica para esse conflito, né?

Fonte da Matéria: g1.globo.com