O Rio de Janeiro, com suas praias paradisíacas e a energia contagiante da galera, conquista corações mundo afora. E não é só beleza natural, não! O jeito carioca de ser, sabe?, também faz a diferença. Tanto que muitos estrangeiros, depois de conhecerem a Cidade Maravilhosa, simplesmente se apaixonam e decidem ficar. A gente foi atrás de alguns influenciadores que viveram essa experiência e contam como é a rotina por aqui.
Um exemplo? Nino Fallard, um francês que veio de turista há três anos e nunca mais foi embora! “Cheguei pra ficar três meses, talvez conhecer outros países da América do Sul…mas o Rio me pegou de jeito!”, conta ele, com um sorriso largo. A paixão, segundo Nino, é uma mistura de tudo: “O sol, as praias incríveis, as pessoas – gente tão legal e simpática! –, as paisagens… e a cultura, nossa, a cultura é demais!”. A rotina dele agora? Totalmente carioca: “Malho na praia, depois um mergulho com os amigos, uma pelada de altinha…e à noite, pagode, claro!”.
Pra ele, não existe povo igual ao carioca. “Tô gravando um vídeo, e já chega alguém gritando ‘E aí, patrão! Fala comigo, paizão!’ ou me enchendo de elogios. Já me chamaram de Tom Cruise, de Brad Pitt…rsrs. No Brasil, você não faz um pedido, você faz amizade com o atendente! O cara virou meu amigo até hoje!”, brinca Nino, mostrando a espontaneidade que tanto o encanta. E completa, com um olhar divertido: “Camisa? Nem pensar! Virei carioca, treino sem camisa mesmo!”.
Mas não são só os gringos que amam o Rio. Influenciadores locais também estão ajudando esses novos cariocas a se adaptarem à vida na cidade, dando dicas e mostrando os melhores lugares. Tem até quem faça o caminho inverso: estrangeiros que ajudam outros estrangeiros a conhecer o Rio. É o caso do casal argentino Carlos Velazco e Natalia Cuneo. Ele, de Buenos Aires, e ela, de Rosário. Os dois têm algo em comum: mães brasileiras e pais argentinos. Essa ligação familiar, junto com o amor pelo Rio, os uniu e inspirou a criação de um canal com dicas de viagem para turistas latino-americanos.
Natalia, formada em Turismo, e Carlos, em Geografia, unem seus conhecimentos para criar conteúdo incrível. “A gente quer mostrar muito mais do que só o Cristo Redentor”, afirmam eles. “O nosso sonho é mostrar a cidade que a gente ama, a cidade que escolhemos. Nossos pais nos trouxeram para o Brasil, mas a gente fica aqui porque escolhemos o Rio todos os dias!”, completa Natalia, com a paixão transparecendo em cada palavra.
Fonte da Matéria: g1.globo.com