Olha só que coisa: uma pesquisa fresquinha da Ipsos, divulgada na quinta-feira (25), mostrou um cenário interessante sobre o humor nacional. A preocupação com a corrupção tá maior, mas, sabe?, a percepção sobre o futuro do país melhorou um bocado!
Pra 38% dos brasileiros entrevistados, corrupção e violência são os principais problemas do país, viu? Ainda fica atrás só do crime e da violência em si, que lideram com 43%. A pesquisa ouviu 1000 pessoas entre 18 e 74 anos.
Apesar desse aumento na preocupação com a corrupção, 41% acham que o Brasil tá indo pelo caminho certo. Isso é animador, né?
E a economia? Bom, 37% consideram a economia brasileira “boa”. Isso representa um aumento de 4% em relação a agosto! Uma melhora, mesmo que pequena.
Pra Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, esse aumento na preocupação com a corrupção pode ser explicado pela cobertura da mídia sobre a política nacional. Ele disse: “Esse movimento pode estar ligado à grande repercussão do julgamento da tentativa de golpe, às operações da Polícia Federal contra o PCC envolvendo lavagem de dinheiro em São Paulo, e ainda às repercussões da CPMI do INSS e da PEC da Blindagem”. Faz sentido, né?
Comparando com o resto do mundo, os brasileiros estão mais preocupados com corrupção do que a média global. Em outros países, apenas 28% dos entrevistados citaram a corrupção como principal preocupação. Lá fora, crime e violência, inflação, pobreza e desigualdade social pesam mais na balança.
Essa reportagem está sendo atualizada. A gente te mantém informado!
Fonte da Matéria: g1.globo.com