A Ucrânia tá em plena contraofensiva na região de Donetsk, no leste do país, e o embate com as tropas russas tá sendo intenso, segundo o presidente Volodymyr Zelensky. Em declaração nas redes sociais, na quinta-feira (18), ele confirmou a operação: “Estamos numa contraofensiva, e nossos soldados estão se mostrando muito eficientes. A ação tá concentrada em Donetsk, perto de Pokrovsk e Dobropillia. A gente tá impedindo o inimigo, a Rússia, de fazer uma ofensiva em larga escala – algo que eles planejavam há tempos.”
Zelensky foi ainda mais longe. Ele afirmou que, desde o início da contraofensiva (cuja data não foi especificada), as tropas ucranianas recuperaram mais de 160 quilômetros quadrados de território e sete povoados em Donetsk. Isso é incrível! Na quinta, aliás, ele esteve na linha de frente, recebeu atualizações sobre a operação e condecorou soldados. “Passo a passo, a gente tá libertando nossa terra”, declarou o presidente, orgulhoso.
E os resultados são expressivos. Zelensky anunciou que dezenas de soldados russos foram feitos prisioneiros e que a Rússia sofreu milhares de baixas – entre mortos e feridos – nas últimas semanas. Nossa! Uma informação que contrasta bastante com o que os generais russos divulgaram na quinta-feira, falando em avanços em toda a linha de frente. Acho que a versão deles não condiz com a realidade.
Essa contraofensiva acontece no contexto da guerra iniciada em fevereiro de 2022, após a invasão russa na Ucrânia. Vale lembrar que, no domingo (17/08), Zelensky esteve em Bruxelas participando de uma coletiva de imprensa com o líder da Comissão Europeia. A situação continua tensa e a gente continua acompanhando os desdobramentos dessa guerra. Essa reportagem será atualizada assim que houver novas informações.
Fonte da Matéria: g1.globo.com