Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Chuvas Devastadoras na Coreia do Sul Deixam Dezenas de Mortos e Desaparecidos

Nossa! A Coreia do Sul tá enfrentando uma tragédia. Chuvas torrenciais, tipo, inacreditáveis, deixaram um rastro de destruição pelo país, causando a morte de pelo menos 14 pessoas e deixando outras 12 desaparecidas. A informação, gente, é da agência de notícias Yonhap, que citou fontes oficiais de resposta a desastres, neste domingo.

As tempestades, meu Deus, foram tão fortes que provocaram inundações generalizadas e deslizamentos de terra, um horror! Inicialmente, a região sul do país foi a mais afetada, obrigando milhares de pessoas a deixarem suas casas às pressas. Muita gente perdeu tudo, sabe? A destruição de propriedades é imensa.

Na sexta-feira, mais de 5.000 pessoas precisaram ser evacuadas. Ainda assim, o número de desalojados em abrigos caiu para 3.297, segundo dados do Ministério do Interior e Segurança. Imaginem o tamanho da luta para se reerguer!

Em algumas áreas do sul, olha só, a chuva ultrapassou os 400 milímetros! Em Gwangju, por exemplo, a chuva de quinta-feira foi a maior em 86 anos, inacreditável! Um recorde triste, né?

Com toda essa situação caótica, o novo presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, assumiu o cargo em meio a essa crise e já se manifestou. Ele prometeu uma atuação mais incisiva do governo na prevenção e resposta a desastres. A fala dele foi bem direta: embora desastres naturais sejam difíceis de evitar, muito mais pode – e deve – ser feito para minimizar os danos e alertar a população com antecedência.

“Eu vi casos em que houve vítimas por causa de uma resposta inadequada, mesmo quando a situação era previsível”, disse ele em uma reunião de emergência na sexta-feira. Ele pediu a mobilização de todos os recursos disponíveis. A gente espera que o governo coreano consiga dar conta dessa situação e ajudar a população afetada. A Reuters também divulgou essas informações.

Fonte da Matéria: g1.globo.com