Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Chuvas Devastadoras Deixam 30 Mortos em Pequim; Imagens Aéreas Revelam Devastação

Olha só o que aconteceu em Pequim! As chuvas torrenciais que têm castigado a China deixaram um rastro de destruição na capital, com um saldo trágico de 30 mortes até terça-feira (29), segundo a agência de notícias estatal Xinhua. Nossa! A situação é realmente grave.

De acordo com o “Beijing Daily”, mais de 80 mil pessoas precisaram ser evacuadas! Imaginem só o caos! Dezenas de estradas foram interditadas e mais de 130 vilarejos ficaram sem luz. O jornal descreveu a situação como “grandes desastres causados pelas chuvas extremamente fortes e contínuas”. Dá até um frio na barriga, né?

Um vídeo de drone da Reuters mostra a dimensão da tragédia: pontes destruídas, vilarejos completamente submersos em lama, um cenário de inundações generalizadas. É de arrepiar! As imagens mostram estradas esburacadas, árvores arrancadas pela força da água perto do rio Qingshui, que transbordou no distrito de Miyun. A força da natureza é impressionante, e assustadora.

Na noite de segunda (28), o presidente Xi Jinping fez um pronunciamento pedindo às autoridades que se preparassem para o pior e acelerassem a remoção dos moradores das áreas de risco. Ele sabe que a situação é crítica.

A tragédia não se limita a Pequim. Em Hebei, região próxima à capital, um deslizamento de terra na segunda-feira deixou oito mortos e quatro desaparecidos, segundo a CCTV.

As chuvas intensas começaram em 23 de julho, mas atingiram seu pico na segunda-feira em Pequim e províncias vizinhas. Em Miyun, foram registrados impressionantes 573,5 mm de chuva – a mídia local chamou de “extremamente destrutivo”. Para se ter uma ideia, a precipitação média anual em Pequim é de cerca de 600 mm! Ou seja, em poucos dias caiu quase a chuva de um ano inteiro. Me parece que a natureza está furiosa.

Imagens de resgate em Huairou e a devastação em Miyun comprovam a gravidade da situação. A recuperação vai demorar e será difícil. É uma tragédia que comove o mundo.

Fonte da Matéria: g1.globo.com