Olha só que arsenal impressionante a China mostrou no desfile militar na Praça Tiananmen, em Pequim, nesta quarta-feira (3)! A comemoração dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial virou, na real, uma demonstração de força e tecnologia de ponta, desafiando a supremacia americana. E sabe quem tava lá? O presidente russo Vladimir Putin, entre outras figuras importantes.
O desfile exibiu armas “made in China”, todas já em operação, segundo o Exército. A gente separou os destaques:
**Mísseis Antinavio: Águias em Ataque!**
Quatro modelos de mísseis antinavio roubaram a cena: YJ-15, YJ-17, YJ-19 e YJ-20. “YJ”, aliás, significa “Ying Ji”, ou “ataque de águia” em chinês. Lançados de navios ou aviões, esses mísseis são capazes de causar danos devastadores a grandes embarcações. E tem mais: os modelos YJ-17, YJ-19 e YJ-20 podem ser hipersônicos – uma velocidade absurda, pelo menos cinco vezes a do som!
Para o comentarista militar e ex-instrutor do Exército chinês, Song Zhongping, a China precisa dessa capacidade de combate para se proteger de ameaças dos EUA, principalmente nas tensões no Estreito de Taiwan e no Mar do Sul da China. “É crucial que a China desenvolva uma capacidade de combate potente contra embarcações e porta-aviões”, afirmou Song à AFP.
**Drones Submarinos: Silenciosos e Poderosos**
Durante os ensaios, dois novos veículos submarinos não tripulados gigantes, com formato de torpedo, foram vistos. Um deles, o “AJX002”, tem entre 18 e 20 metros de comprimento, segundo o site Naval News. O outro estava camuflado, mas a presença desses gigantes deixa claro o investimento chinês em tecnologia subaquática. A China, segundo o Naval News, ainda está atrás dos EUA em poder naval de superfície, mas lidera o mundo em veículos submarinos não tripulados extragrandes (XLUUV), com pelo menos cinco tipos em operação.
**Escudo Antimísseis: O HQ-29**
Uma das grandes surpresas foi o HQ-29, que alguns analistas chineses chamam de “caçador de satélites”. Montado em um veículo com rodas e com dois contêineres de mísseis de aproximadamente 1,5 metro de diâmetro, ele pode interceptar mísseis a até 500 quilômetros de altura, e até mesmo satélites em órbita baixa! Se isso se confirmar, estamos falando do sistema de interceptação mais avançado já desenvolvido pela China, e um dos mais poderosos do mundo.
**Laser “Mais Potente” do Mundo?**
O jornal South China Morning Post noticiou um enorme veículo retangular camuflado, que pode ser um sistema de defesa antiaérea a laser. A conta Zhao DaShuai no X (antigo Twitter), ligada ao Exército chinês, chegou a afirmar que se trata do “sistema de defesa antiaérea a laser mais potente do mundo”. Uau!
**Novas Armas Nucleares?**
E para fechar com chave de ouro, especialistas acreditam que os mísseis balísticos intercontinentais, capazes de transportar ogivas nucleares, tiveram um papel de destaque no desfile. “A China apresentará uma nova geração de armas nucleares”, disse o analista Song Zhongping à AFP. Me parece que a mensagem é clara: a China está mostrando sua força militar ao mundo.
Fonte da Matéria: g1.globo.com