Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Carlo Acutis: O primeiro santo millennial será canonizado

Neste domingo (7), a Igreja Católica canoniza Carlo Acutis, o primeiro santo da geração millennial! Imagina só? Ele, conhecido como o “padroeiro da internet”, vai virar santo graças a dois milagres reconhecidos pelo Vaticano. Um deles, olha só que incrível, aconteceu aqui mesmo no Brasil, em Mato Grosso do Sul! A cerimônia, aliás, marca a primeira canonização do papado de Leão XIV, o novo papa, após a morte de Francisco.

A beatificação de Acutis rolou em 2020, depois que a Igreja confirmou a cura milagrosa de uma criança de Campo Grande. Já o segundo milagre, que garantiu a canonização, foi reconhecido em maio de 2024. Envolveu uma jovem da Costa Rica que se recuperou de um acidente gravíssimo após a mãe dela orar no túmulo de Acutis em Assis, na Itália. Impressionante, né?

Mas como funciona essa história de canonização? É um processo em três etapas: primeiro, a Igreja investiga se a pessoa viveu uma vida exemplar, cheia de virtudes heroicas – tipo caridade, humildade, fé… Se tudo certo, ela vira Venerável. Depois, precisa de um milagre comprovado para ser beatificada (mártires são exceção). E, por fim, mais um milagre depois da beatificação para finalmente ser canonizada e virar santa oficialmente!

A canonização de Acutis estava marcada para 27 de abril, mas foi adiada por conta da morte do papa Francisco. Agora, finalmente, vai acontecer! O padre Marcelo Tenório, de Campo Grande, um dos responsáveis pela igreja onde ocorreu o primeiro milagre, explica: “O milagre, pra gente, é a assinatura de Deus. Tem que ser incontestável, até pra ciência”.

Falando no primeiro milagre… Matheus Vianna, hoje com 15 anos, é o cara! Desde que nasceu, ele lutou contra o pâncreas anular, uma anomalia super rara. Em 2010, em Campo Grande, durante uma missa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, Matheus tocou numa relíquia de Carlo Acutis e… pronto! A cura foi imediata. A avó dele, Solange Vianna, conta que a médica pediu exames e confirmou: “o pâncreas estava em posição normal, não estava mais em posição anular”.

O segundo milagre envolveu a jovem costarriquenha Valeria, que sofreu um acidente de bicicleta em 2022 e estava com poucas chances de sobreviver. Dias depois da mãe rezar no túmulo de Acutis, Valeria se recuperou! Segundo o Vatican News, foi um milagre!

E quem foi Carlo Acutis, afinal? Nascido em Londres em 1991, criado em Milão, ele morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Mas deixou um legado incrível: usava a internet para evangelizar e é considerado o “padroeiro da internet”. Além disso, ajudava moradores de rua, idosos, pessoas com deficiência… Sua mãe, Antonia Salzano, contou ao Fantástico: “Ele ajudava as crianças que tinham dificuldades, fazia apostolado com idosos, com os doentes, servia em cozinhas comunitárias”. Um exemplo de vida!

Fonte da Matéria: g1.globo.com