Queimação no Ártico! A Vila do Papai Noel, em Rovaniemi, na Finlândia, registrou inacreditáveis 31°C na terça-feira, 15 de julho de 2025. Tá fazendo mais calor que no inferno, gente! Imagina só, o lugar símbolo do Natal batendo recordes de temperatura em pleno verão! Isso tudo por conta de uma onda de calor que tá pegando forte na Europa.
Localizada na Lapônia, capital da região e no Círculo Polar Ártico, a vila, que vive o clima natalino o ano todo, sofre com o calorão. Segundo o Instituto Meteorológico finlandês, Rovaniemi chegou a registrar 29,2°C no mesmo dia. Mas o termômetro da própria Vila do Papai Noel marcou 31 graus! Dá pra acreditar?! Olha só o vídeo! (inserir vídeo aqui)
A galera de Rovaniemi, pra se refrescar um pouco, correu pra beira do rio Kemijoki. Nada de neve e trenós puxados por renas, né? A cena era bem diferente do que estamos acostumados a ver por lá.
Temperaturas em torno de 20°C são normais no verão na região, mas 30 graus é raridade. Só que, infelizmente, tá ficando cada vez mais comum. Um estudo na revista Nature mostrou que o verão de 2024 foi o mais quente já registrado no norte da Escandinávia e na Finlândia, batendo o recorde de 1937. E junho de 2025? Foi o terceiro mais quente da história, segundo o observatório europeu! Tá complicado, hein?
Rovaniemi, que atrai milhares de turistas todos os anos para a Vila do Papai Noel – com seus hotéis, lojas, restaurantes e atrações como passeios de trenó (na neve, claro, em outras épocas do ano) – agora tá mais parecida com um deserto congelado derretendo… pelo menos no quesito temperatura.
(inserir fotos de Rovaniemi com neve aqui)
A diferença é gritante! Dá pra ver a beleza da cidade coberta de neve, com suas árvores de Natal e a linha imaginária do Círculo Polar Ártico passando por ela. Mas agora, a realidade é outra. Difícil imaginar o Papai Noel de bermuda e óculos escuros, né? Imagino que as renas agradecem o descanso do trenó, pelo menos.
Vale lembrar que Rovaniemi, a capital da Lapônia, tinha por volta de 6 mil habitantes quando foi fundada. Hoje, a cidade é um polo turístico mundial, graças ao seu principal morador: o bom velhinho. Mas, mesmo com essa fama, o calor extremo é uma ameaça real ao turismo na região. Afinal, quem quer visitar a Vila do Papai Noel com 31 graus?
Fonte da Matéria: g1.globo.com