Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

porD Yangwang U9: Elétrico Chinês Bate Recorde Mundial de Velocidade a Mais de 470 km/h!

Olha só que notícia incrível! O Yangwang U9, da porD, acabou de quebrar todos os recordes e se consagrar como o carro elétrico de produção mais rápido do mundo. Em testes realizados em Papenburg, na Alemanha, o superesportivo atingiu a absurda velocidade de 472,41 km/h! Isso mesmo, você leu certo!

A façanha foi realizada pelo piloto profissional Marc Basseg ao volante da versão Track Edition. E sabe o que é mais legal? Essa versão, a mais radical do U9, tá totalmente pronta para rodar nas ruas e estradas, com todos os itens de segurança e homologação em dia. A gente fala, por exemplo, do difusor dianteiro em fibra de carbono, que ajuda bastante a manter a estabilidade em velocidades tão elevadas. Aliás, vale lembrar que a versão “normal” do U9 já havia impressionado em novembro passado, atingindo 391,94 km/h, também com Basseg ao volante.

Mas o que faz esse carro ser tão veloz? Na real, a força do U9 vem de seus quatro motores elétricos – um para cada roda! – gerando a potência bruta de 1.306 cv e um torque monumental de 130,5 kgfm. Isso é mais do que o dobro da potência do motor Coyote 5.0L V8 da Ford F-150, pra você ter uma ideia!

A aceleração é simplesmente absurda: de 0 a 100 km/h em apenas 2,3 segundos! Essa marca deixa para trás até mesmo a Ferrari SF90 Stradale, que, apesar de atingir os 340 km/h de velocidade máxima (contra 309 km/h do U9), leva 2,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h. A SF90 Stradale, vale dizer, conta com um sistema híbrido plug-in, combinando um motor V8 biturbo F154 FA com três motores elétricos. Mas, mesmo assim, não chega perto da velocidade máxima alcançada pelo U9 nos testes sem limitadores eletrônicos de velocidade.

Mas a performance do Yangwang U9 não se resume à velocidade bruta. Tipo assim, esse supercarro também “dança” ao som da música, sincronizando luzes e caixas de som externas. E, acredite se quiser, ele pula! Sim, ele pula! Um sistema hidráulico super-rápido permite que a suspensão eleve o carro em até 75 milímetros a uma velocidade de 500 milímetros por segundo, com força suficiente para levantar mais de uma tonelada. O salto, que leva apenas meio segundo, permite desviar de buracos, por exemplo. Em uma demonstração, o carro atingiu 120 km/h e percorreu cerca de seis metros pelo ar! Incrível, né?

Ainda não dá pra comprar o U9 no Brasil, mas na China ele custa a partir de 1,68 milhão de renminbi, cerca de R$ 1,3 milhão.

**O Cenário dos Testes: Papenburg**

Os testes foram realizados no circuito de Papenburg, na Alemanha, uma das pistas mais famosas do mundo para avaliação de carros de alto desempenho. Localizada ao norte da Alemanha, perto da fronteira com a Holanda, a pista possui 55,3 km de extensão, divididos em diversas áreas de teste, incluindo: teste acústico (300m), teste de inclinação (75m com inclinações de 15° e 20°), teste de frenagem (3.810m com diferentes tipos de piso), teste de cidade (693m simulando condições urbanas), teste de durabilidade (2 x 12,4 km com diferentes tipos de curvas), teste de cascalho (3,7 km), teste de direção (2,5 km, miniaturização de Hockenheim), teste oval de alta velocidade (12,3 km – onde o recorde foi batido!), teste de inclinação (142,5m com até 18% de inclinação), teste de pavimento ruim (3.286m), teste de suspensão (24,6m), testes dinâmicos (2.590m) e teste de pista molhada (1,1 km).

Outros carros famosos já foram testados em Papenburg, como o Koenigsegg Agera RS (400 km/h em 36,4 segundos em 2017), o Rimac Nevera (412 km/h em 2022) e o Bugatti W16 Mistral (453,91 km/h em 2024). Agora, o Yangwang U9 se junta a essa lista de elite!

Fonte da Matéria: g1.globo.com