Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Biden se recupera bem após cirurgia para remover câncer de pele

A Reuters, citando a NBC News, confirmou nesta quinta-feira (4) que o ex-presidente americano Joe Biden passou por uma cirurgia para a remoção de células cancerígenas da pele. E sabe o que? Ele tá se recuperando super bem! Ufa!

O procedimento, uma cirurgia de Mohs – que é, tipo assim, o método padrão para tratar os tipos mais comuns de câncer de pele – foi realizado. Isso aconteceu poucos meses depois de Biden, aos 82 anos, revelar em maio um diagnóstico de câncer de próstata metastático. Na época, sua equipe médica descreveu a doença como agressiva, mas com a boa notícia de ser sensível a hormônios, ou seja, com boas chances de resposta ao tratamento.

Aliás, vale lembrar que, ainda em 2023, quando ainda era presidente, Biden já havia removido uma lesão de pele durante um exame de rotina. Essa lesão foi diagnosticada como carcinoma basocelular.

A saúde de Biden, tanto física quanto mental, foi um assunto bastante comentado durante seu mandato. Olha só, ele encerrou sua tentativa de reeleição em julho de 2024, poucas semanas depois de um desempenho ruim no debate contra Donald Trump que gerou muita preocupação no Partido Democrata. Me parece que esse episódio pesou bastante.

Biden foi, na época de sua vitória em 2020, a pessoa mais velha já eleita presidente dos EUA. Esse recorde, no entanto, foi quebrado no ano passado com a eleição de Trump, que hoje tem 79 anos.

Desde que deixou a presidência, Biden tem mantido um perfil mais discreto, com poucas aparições públicas. Em abril, por exemplo, ele fez um discurso defendendo o sistema de Previdência Social contra os cortes propostos pelo governo Trump.

Sobre o câncer de próstata diagnosticado em maio, a doença já havia apresentado metástase óssea. Os cânceres de próstata são classificados por um escore de Gleason, numa escala de 1 a 10, que avalia a aparência das células cancerosas em relação às células normais. Segundo informações do próprio gabinete de Biden, seu câncer estava no estágio 9, indicando alta agressividade.

Entendendo a metástase óssea: O câncer de próstata afeta a uretra, o canal que leva a urina para fora do corpo pelo pênis. O câncer, em si, é um crescimento celular anormal e descontrolado; mas, na próstata, ele geralmente se desenvolve lentamente. Muitas vezes, os sintomas demoram a aparecer, e algumas pessoas sequer os desenvolvem. É importante lembrar que cada caso é único.

Fonte da Matéria: g1.globo.com