Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Banco do Brasil aciona AGU contra campanha de desinformação bolsonarista

O Banco do Brasil (BB) entrou com um pedido oficial na Advocacia-Geral da União (AGU) para que sejam tomadas medidas contra perfis bolsonaristas que estão espalhando fake news. Olha só: o banco enviou um documento à AGU, listando postagens que incitam clientes a fecharem suas contas e que repetem boatos que, na real, ameaçam não só o BB, mas todo o Sistema Financeiro Nacional.

No documento, o BB destaca que essas ameaças, baseadas em notícias falsas sobre supostas sanções estrangeiras ou bloqueios de ativos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), colocam em risco a estabilidade econômica, financeira e social do país, atrapalhando o desenvolvimento econômico. É grave, né?

Desde o início da semana, o banco tá numa força-tarefa pra conter os danos dessa campanha de desinformação. A diretoria, por exemplo, ligou pessoalmente para os 100 maiores investidores do BB para esclarecer os boatos. Além disso, funcionários e gerentes foram orientados a conversar diretamente com os clientes e tirar suas dúvidas.

A gente sabe que esses ataques ao BB começaram com especulações sobre as contas de ministros do STF. Atualmente, o ministro Alexandre de Moraes é alvo da Lei Magnitsky, dos Estados Unidos, que prevê sanções financeiras, como o congelamento de ativos nos EUA e a proibição de negócios com empresas americanas. Isso é um problema sério, porque instituições em outros países que mantiverem ativos desses indivíduos na mira da lei americana também podem sofrer sanções. Me parece que a situação é bem delicada.

Fonte da Matéria: g1.globo.com