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O g1 testou a Bajaj Dominar 250, uma naked que veio pra brigar com feras como a Honda CB 300F Twister e a Yamaha Fazer 250. A indiana Bajaj lançou a Dominar 250 no Brasil com um preço camarada e alguns bons recursos, mas, na real, ainda tem espaço pra melhorar. A entrega de potência e torque, por exemplo, só acontece em rotações bem altas. Num mercado tão competitivo, precisa-se oferecer mais do que o básico pra conquistar os fãs das motos esportivas de entrada. A gente separou aqui os pontos fortes e fracos, e um segredo que explica por que ela tá tão longe do topo das vendas.
**Design: Uma Mistura de Impressões**
A Dominar 250 aposta em iluminação full LED. A frente, porém, tá meio datada, com um farol que poderia ser mais compacto. Já a traseira? Inspirada na Ducati 1260 S 2023, com uma inclinação suave. O escapamento e a entrada de ar do motor são os pontos altos do design, dando uma impressão de moto mais potente que realmente é. No geral, a moto passa uma sensação de robustez, apesar do plástico no acabamento.
O painel de instrumentos é completo, mas dividido em duas partes. Velocidade, rotação, nível de combustível, marcha engatada e consumo médio ficam numa tela. Já a temperatura do motor, nível de óleo e o indicador do farol alto? Escondidos numa segunda tela no tanque, quase impossível de ver direito. Pra conferir essas informações, o piloto precisa praticamente se esticar todo, o que é um perigo, principalmente em alta velocidade. E olha só: o painel, tipo “blecaute”, com fundo escuro e letras brancas, vira um pesadelo com o sol batendo. A luz reflete tanto que fica impossível ler qualquer informação! Um upgrade urgente nesse painel é fundamental. A qualidade dos materiais também deixa a desejar.
**Desempenho: Boas e Más Surpresas**
Na estrada, a Dominar 250 surpreende pela estabilidade, é uma delícia pilotar. Mas na cidade? A agilidade não é o forte dela. Ela é maior que as concorrentes em todos os sentidos: comprimento, largura e altura. Isso ajuda na estabilidade em alta velocidade, mas atrapalha nas manobras rápidas. Naquelas freadas bruscas no trânsito, os 6 cm a mais de largura em relação à FZ25 aumentam o risco de raspar nos retrovisores. Com 180 kg, mudar de direção rápido não é fácil.
Na aceleração, tem o lado bom e o lado ruim. O bom: ela entrega 2,3 cv a mais que a CB300F Twister e 5,7 cv a mais que a Fazer FZ25, chegando fácil aos 120 km/h na estrada. O ruim? Essa potência só aparece lá em cima, a 8.400 rpm. Na Honda, é a 7.500 rpm e na Yamaha, a 8.000 rpm. Na Bajaj, precisa acelerar muito pra sentir o desempenho, o que pode ser bem irritante no trânsito urbano e dar a impressão de que a moto é menos potente do que realmente é. Essa demora pra ganhar velocidade ao sair de um semáforo aumenta o consumo de combustível. Ah, e o tanque? 1,1 litro menor que o das rivais, obrigando a parar mais vezes no posto. O torque de 2,39 kgfm também é inferior ao da Honda e só aparece em rotações mais altas.
Mas nem tudo são flores murchas! A frenagem é excelente: a Dominar 250 tem discos dianteiro e traseiro maiores que os das concorrentes e já vem com ABS de série – algo que a Honda só oferece na versão mais cara da CB300F Twister.
**Pontos Positivos e Negativos:**
**✅ Positivos:**
* Potência superior às rivais;
* Frenagem excelente;
* Preço mais baixo.
**❌ Negativos:**
* Potência em rotações muito altas;
* Painel simples, de baixa qualidade e sem conectividade;
* A Dominar 400 oferece melhor custo-benefício (veja abaixo).
**Vale a Pena? A Verdadeira Competidora**
A Bajaj Dominar 250 custa cerca de R$ 23 mil, R$ 2.637 a menos que a CB300F Twister com ABS e R$ 1.990 abaixo da FZ25. É uma moto segura, com ABS de série. Mas a Bajaj, na real, avança no segmento com outro modelo.
A Dominar 400, também da Bajaj, oferece um custo-benefício muito superior. Por apenas R$ 3.500 a mais, você leva uma moto com 40 cv (13 cv a mais!), além de mais conforto e capacidade de carga.
**Ranking de Vendas (Unidades Vendidas):**
* Honda CB300F Twister: 42.888
* Yamaha FZ25: 29.211
* Yamaha FZ 15: 26.575
* Bajaj Dominar 400: 7.402
* Yamaha MT-03: 5.734
* Haojue DR 160: 3.264
* Bajaj Dominar 250: 2.436
* Bajaj Dominar 160: 1.516
* Honda CB 500: 1.437
* Kawasaki Z900: 1.327
Conclusão: Olhando para esses números, a melhor opção entre as quatro motos analisadas aqui é, sem dúvida, a Dominar 400. É a moto top de linha da Bajaj no Brasil, com câmbio de seis marchas e um torque 1,3 kgfm superior ao da Dominar 250. Ela atende melhor quem busca uma moto prática para o dia a dia, mas que também quer segurança e desempenho nas estradas. Ultrapassagens com garupa e bagagem? Sem problemas! A Dominar 400 é a que oferece o melhor custo-benefício da linha Bajaj.
Fonte da Matéria: g1.globo.com