Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Bajaj Dominar 250: Preço Imbatível, Mas Longe do Sucesso da Honda CB Twister?

O g1 testou a Bajaj Dominar 250, uma naked que quer um pedaço do bolo no mercado das motos de entrada, disputando espaço com feras como a Honda CB 300F Twister e a Yamaha FZ25. A moto indiana chega com um preço bem agressivo e alguns pontos fortes, mas, na real, ainda precisa melhorar em alguns aspectos, tipo a entrega de potência e torque, que só aparecem lá nas altas rotações. Num mercado tão competitivo, oferecer só o básico não é suficiente pra conquistar a galera que curte motos esportivas de entrada. Neste teste, a gente destaca os prós e os contras da Dominar 250, e revela um segredo que explica porque ela ainda tá longe de ser uma campeã de vendas.

**Design: Uma mistura de charme e “dejá vu”**

A Dominar 250 aposta em iluminação full LED. A frente, porém, tá um pouco datada, com um farol que poderia ser mais moderno e compacto. Já a traseira? Inspirada na Ducati 1260 S 2023, com uma inclinação suave. Olha só o escapamento: o desenho dele é o ponto alto do visual, dando um ar de moto mais potente. A entrada de ar do motor também colabora com essa impressão. No geral, a moto transmite robustez, apesar do uso considerável de plástico no acabamento.

O painel de instrumentos é completo, mas dividido em duas partes, mostrando informações essenciais como rotação, velocidade, nível de combustível e marcha engatada. Acontece que dados importantes como temperatura do motor, nível de óleo e farol alto ficam numa segunda tela, grudada no tanque, numa posição péssima! Pra ver, o piloto precisa quase encostar a cabeça no tanque, o que é um perigo, né? E tem mais: o painel, com fundo escuro e letras brancas, vira um pesadelo sob o sol. A luz reflete tanto que fica impossível ler as informações! Isso é um problema sério de segurança, principalmente em alta velocidade. A qualidade dos materiais também deixa a desejar; precisa de uma urgente atualização.

**Desempenho: Potência de sobra, mas com um porém…**

Na estrada, a Dominar 250 surpreende pela estabilidade, sendo bem prazerosa de pilotar. Mas na cidade, a agilidade deixa a desejar. Ela é maior que as concorrentes em todas as dimensões (comprimento, largura e altura). Isso garante estabilidade em alta velocidade, mas prejudica as manobras no trânsito. A largura extra de 6 cm em relação à FZ25 aumenta o risco de raspar em retrovisores. Com 180 kg, ela não é lá essas coisas em mudanças rápidas de direção.

Na aceleração, temos uma notícia boa e uma ruim. A boa: são 2,3 cv a mais que a CB300F Twister e 5,7 cv a mais que a Fazer FZ25, chegando facilmente aos 120 km/h na estrada. A ruim: essa potência só aparece lá em cima, a 8.400 rpm. Na Honda, é a 7.500 rpm, e na Yamaha, a 8.000 rpm. Na Bajaj, você precisa esticar bastante o acelerador, o que pode ser irritante no trânsito urbano e dar a impressão de que a moto é menos potente do que realmente é. Essa demora pra ganhar velocidade em saídas de semáforo aumenta o consumo de combustível. E o tanque de combustível? 1,1 litro menor que o das rivais, forçando paradas mais frequentes pra abastecer. O torque de 2,39 kgfm também fica abaixo da Honda e só se manifesta em rotações mais altas.

Mas nem tudo são flores murchas. A frenagem é um destaque! A Dominar 250 tem discos dianteiro e traseiro maiores que os das concorrentes e já vem com ABS de série – algo que a Honda só oferece na versão mais cara da CB300F Twister.

**Prós e Contras:**

✅ **Prós:**
* Potência superior às rivais;
* Excelente frenagem;
* Preço mais baixo.

❌ **Contras:**
* Potência em rotações muito altas;
* Painel simples e de baixa qualidade, sem conectividade;
* A Dominar 400 oferece custo-benefício superior.

**Vale a Pena? A resposta pode te surpreender…**

Custando R$ 23 mil, a Dominar 250 sai R$ 2.637 mais barata que a CB300F Twister com ABS e R$ 1.990 mais em conta que a FZ25. É uma moto completa e segura, com ABS de série. Mas, na real, a Bajaj que tá crescendo no mercado não é a Dominar 250. A Dominar 400 oferece um custo-benefício infinitamente melhor. Por apenas R$ 3.500 a mais, você leva uma moto com 40 cv (13 cv a mais!), mais conforto e capacidade de carga.

**Números que falam por si:**

Olha só o ranking das naked mais vendidas:

* Honda CB300F Twister: 42.888 unidades
* Yamaha FZ25: 29.211 unidades
* Yamaha FZ 15: 26.575 unidades
* Bajaj Dominar 400: 7.402 unidades
* Yamaha MT-03: 5.734 unidades
* Haojue DR 160: 3.264 unidades
* Bajaj Dominar 250: 2.436 unidades
* Bajaj Dominar 160: 1.516 unidades
* Honda CB 500: 1.437 unidades
* Kawasaki Z900: 1.327 unidades

Conclusão? Entre as quatro motos analisadas aqui, a melhor escolha é a Dominar 400. Ela é a top de linha da Bajaj no Brasil, com câmbio de seis marchas e um torque 1,3 kgfm superior à Dominar 250. É a opção ideal para quem busca uma moto prática para o dia a dia, mas que não abre mão de segurança e desempenho nas estradas. Ultrapassagens com garupa e bagagem? Sem problemas! A Dominar 400 entrega potência de sobra.

Fonte da Matéria: g1.globo.com