O g1 testou a Bajaj Dominar 250, uma naked que chega com a faca nos dentes para enfrentar feras como a Honda CB 300F Twister e a Yamaha FZ25. A indiana aposta em um preço competitivo e alguns bons recursos, mas… tem algumas arestas a limar. A entrega de potência e torque, por exemplo, só acontece lá nas alturas da rotação. Num mercado tão disputado, precisa de mais que o básico pra conquistar o público, né? A gente separou o joio do trigo, mostrando os pontos fortes e fracos dessa moto, e revelando um segredo que explica sua distância das líderes de vendas.
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**Design: Uma mistura de acertos e erros**
A Dominar 250 ostenta iluminação full LED. Mas o farol dianteiro, gente, parece cansado, sabe? Poderia ser bem mais compacto. Já a traseira, olha só, é inspirada na Ducati 1260 S 2023, com uma inclinação suave.
O escapamento e a entrada de ar do motor são os pontos altos do visual. Dão um ar de moto mais potente do que realmente é. No geral, transmite uma sensação de robustez, apesar do plástico no acabamento.
O painel de instrumentos é completo, mas… dividido em duas partes! Velocidade, rotação, combustível, marcha… tudo ali. Só que dados importantes como temperatura do motor e nível de óleo ficam numa telinha grudada no tanque, quase invisível! Pra ver, você precisa quase encostar a cabeça no guidão, um perigo em movimento. E o pior: o painel é tipo “blecaute”, fundo escuro com letras brancas, que sob o sol vira um pesadelo. Reflete tanto que fica impossível ler qualquer informação! Imagina numa estrada ensolarada, sem conseguir nem ver a velocidade… Precisa de uma urgente atualização! O material também parece meio “baratinho”.
**Anda bem, mas… poderia ser MUITO melhor**
Na estrada, a Dominar 250 é um avião: estabilidade incrível, um prazer pilotar! Mas na cidade, a coisa muda de figura. Ela é maior que as concorrentes em todos os sentidos: comprimento, largura, altura. Isso garante estabilidade em alta velocidade, mas atrapalha nas manobras rápidas. Os 6 cm a mais de largura em relação à FZ25, por exemplo, aumentam o risco de raspar nos retrovisores dos carros. Com 180 kg, não é fácil fazer mudanças bruscas de direção.
Na aceleração, tem surpresa boa e surpresa ruim. A boa: entrega 2,3 cv a mais que a Twister e 5,7 cv a mais que a FZ25, chegando fácil aos 120 km/h na estrada. A ruim: essa potência só aparece lá em cima, a 8.400 rpm! Na Honda, é a 7.500 rpm, na Yamaha, 8.000 rpm. Na Bajaj, você precisa esticar muito o motor, o que no trânsito urbano irrita e dá a impressão de que a moto é mais fraca do que realmente é. Saindo do semáforo, é preciso acelerar mais, aumentando o consumo de combustível. E o tanque ainda é menor (1,1 litro a menos que as rivais), obrigando a parar mais vezes no posto. O torque (2,39 kgfm) também deixa a desejar, principalmente em baixas rotações.
Mas, olha só, a frenagem é um show! Discos maiores que os das concorrentes e ABS de série – algo que a Honda só oferece na versão mais cara da Twister.
**Prós e Contras:**
✅ **Prós:**
* Potência superior às rivais;
* Excelente frenagem;
* Preço mais baixo.
❌ **Contras:**
* Potência em rotações muito altas;
* Painel simples, de baixa qualidade e sem conectividade;
* A Dominar 400 oferece custo-benefício superior (veja abaixo).
**Vale a pena? A resposta pode te surpreender.**
Com R$ 23 mil, a Dominar 250 sai R$ 2.637 mais barata que a Twister com ABS e R$ 1.990 mais barata que a FZ25. É uma moto completa e segura, com ABS. Mas… a Bajaj que realmente avança no segmento não é essa.
A Dominar 400, acredite, oferece um custo-benefício muito melhor! Por apenas R$ 3.500 a mais, você leva 40 cv (13 cv a mais!), mais conforto e capacidade de carga.
**Ranking de vendas (dados):**
* Honda CB300F Twister: 42.888 unidades
* Yamaha FZ25: 29.211 unidades
* Yamaha FZ 15: 26.575 unidades
* Bajaj Dominar 400: 7.402 unidades
* Yamaha MT-03: 5.734 unidades
* Haojue DR 160: 3.264 unidades
* Bajaj Dominar 250: 2.436 unidades
* Bajaj Dominar 160: 1.516 unidades
* Honda CB 500: 1.437 unidades
* Kawasaki Z900: 1.327 unidades
Conclusão? Entre as motos analisadas aqui, a Dominar 400 leva a melhor. É a moto top da Bajaj no Brasil, com seis marchas e 1,3 kgfm de torque a mais que a 250. É mais prática para o dia a dia, segura e com desempenho para estradas. Ultrapassagens com garupa e bagagem? Sem problemas! A Dominar 400 é, sem dúvida, a melhor opção da Bajaj em termos de custo-benefício.
Fonte da Matéria: g1.globo.com