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Bad Bunny Injeta US$ 180 Milhões na Economia de Porto Rico com Mega-Show

Olha só que impacto! Os 30 shows de Bad Bunny em Porto Rico, entre julho e setembro, devem injetar mais de US$ 180 milhões (mais de R$ 1 bilhão na cotação atual) na economia da ilha. Isso é incrível! A “residência” do astro porto-riquenho no Coliseu de Porto Rico, com capacidade para 18.500 pessoas, já causou um verdadeiro boom turístico. Afinal, o projeto “No Me Quiero Ir De Aquí” esgotou em poucas horas!

A Discover Puerto Rico, agência de turismo, estima que cerca de 600 mil visitantes — o dobro do esperado para a baixa temporada — devem desembarcar na ilha por conta dos shows. Impressionante, né? Segundo a Bloomberg, esse movimento econômico é gigantesco.

Mas não para por aí! A estratégia de Bad Bunny de concentrar toda a sua temporada de shows em um único local é inédita, exceto pelas tradicionais residências de Las Vegas, segundo Jorge Pérez, responsável pela gestão do Coliseu. “Tipo assim, você tem o artista número um do mundo, que acabou de lançar um álbum e fala pros fãs: ‘Não vou fazer turnê, vou fazer 30 shows em minha ilha. Se quiserem me ver, venham!'”, explicou Pérez.

Na real, o sucesso foi estrondoso. Em apenas quatro horas, 450 mil ingressos foram vendidos – um recorde para o Coliseu, segundo Pérez. A turnê mundial, aliás, só foi anunciada depois que todas as datas em Porto Rico se esgotaram. Além de São Paulo, a turnê inclui outras 22 cidades na América Latina, Ásia, Europa e Oceania, sendo a primeira de um artista latino com shows em estádios pelo mundo todo. E olha que tem mais data no Brasil em 2026!

Para a Moody’s, o impacto dos shows pode acrescentar 0,15% ao PIB de Porto Rico, evitando, inclusive, uma estagnação no ano fiscal. “O fluxo vai aumentar o emprego no turismo por pelo menos um trimestre, e provavelmente um pouco mais”, explicou Gustavo Rojas-Matute, subdiretor da Moody’s.

Só pra você ter uma ideia do impacto, mais de 35 mil diárias de hotéis já foram vendidas, considerando apenas 34 propriedades monitoradas pela Discover Puerto Rico. A agência, inclusive, lançou campanhas nas redes sociais com dicas de viagem para os fãs, transformando os shows em experiências turísticas completas. “A gente quer que as pessoas cheguem antes do show, fiquem depois e explorem a ilha além da área metropolitana”, disse Glorianna Yamín, vice-presidente de marketing da agência. Em resumo: Bad Bunny não só fez um show, mas sim um investimento econômico e turístico de grande porte em Porto Rico!

Fonte da Matéria: g1.globo.com