Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Australiana condenada por envenenar parentes com cogumelos letais

Erin Patterson, 50 anos, foi considerada culpada nesta segunda-feira (7) pelo assassinato de três membros da família do seu ex-marido. A mulher usou cogumelos death cap, extremamente venenosos, para envenenar a sogra, Gail Patterson, o sogro, Donald Patterson, e a cunhada da sogra, Heather Wilkinson. Além disso, ela também foi considerada culpada por tentativa de assassinato do marido de Heather, Ian Wilkinson. A sentença ainda não foi divulgada, mas a Reuters informa que ela pode pegar prisão perpétua. Nossa! Que caso chocante!

O júri, formado por sete homens e cinco mulheres, deliberou por uma semana inteira, após se reunir em 30 de junho, antes de chegar a um veredicto. A decisão veio após um julgamento de dez semanas, onde a promotoria pintou um quadro assustador das ações de Patterson.

Segundo a acusação, a australiana planejou tudo meticulosamente. Primeiro, ela inventou que estava com câncer para atrair os parentes para um almoço em sua casa em Leongatha, a cerca de 135 km a sudeste de Melbourne. No almoço, ela serviu um Beef Wellington com os cogumelos letais para os três que morreram, enquanto ela e Ian Wilkinson comeram porções sem o veneno. Depois, ela ainda mentiu dizendo que também havia passado mal, tentando despistar a polícia. Por fim, para piorar, ela tentou destruir provas e mentiu aos investigadores. A cara de pau!

Durante o julgamento, Patterson alegou inocência, dizendo que as mortes foram acidentais. Ela chegou a contar ao tribunal sobre suas lutas contra a obesidade, transtornos alimentares e baixa autoestima. Aliás, ela se emocionou bastante ao falar sobre o impacto do ocorrido na família e em seus dois filhos.

Ela tentou justificar a mentira sobre o câncer, dizendo que queria pedir ajuda para contar aos filhos sobre sua decisão de fazer uma cirurgia bariátrica, e tinha vergonha de falar abertamente sobre isso. Quanto ao fato de não ter ficado doente, ela alegou ter comido compulsivamente um bolo levado pela sogra e depois induzido o vômito – um comportamento associado à bulimia. Me parece que ela tentou de tudo para se justificar, né?

O incidente ocorreu em 29 de julho de 2023. Don, Gail e Heather ficaram doentes e morreram após o almoço. Ian, que é pastor, também ficou gravemente doente, mas se recuperou e recebeu alta em setembro. A ABC, emissora local, relatou que Patterson disse à polícia que não tinha intenção de envenenar ninguém e que também havia sido hospitalizada após o incidente.

O caso teve grande repercussão na Austrália, principalmente pela raridade de mortes por cogumelos venenosos no país. A polícia de Victoria prendeu Patterson em novembro de 2023, realizando buscas em sua casa com cães farejadores de eletrônicos. Acho que a justiça foi feita, apesar de toda a crueldade do crime.

LEIA MAIS:
Sobe para 79 número de mortos, sendo 28 crianças, por enchentes no Texas
Enchentes deixam dezenas de mortos e desaparecidos no Texas

Fonte da Matéria: g1.globo.com