A notícia caiu como um balde de água fria: Luis Fernando Veríssimo, um dos maiores nomes da literatura brasileira, faleceu aos 88 anos neste sábado, 30 de março, em Porto Alegre. Ele estava internado na UTI do Hospital Moinhos de Vento há cerca de três semanas, tratando de um princípio de pneumonia. A confirmação veio da família, deixando um vazio imenso na cultura nacional.
Nossa, que tristeza! Com mais de 70 livros publicados, Veríssimo construiu uma obra monumental. Personagens inesquecíveis como o icônico Ed Mort, o sagaz Analista de Bagé e a divertida Velhinha de Taubaté, além das impagáveis tiras de “As Cobras”, vão continuar a nos fazer rir e refletir por gerações. E não podemos esquecer suas colaborações brilhantes em veículos como O Estado de S. Paulo, O Globo e Zero Hora. Seu humor crítico e preciso, uma marca registrada, transcendeu as páginas dos livros, marcando profundamente a nossa cultura.
Ele deixa um legado imenso, um presente para todos nós. Além da esposa, Lúcia Helena Massa, ficam três filhos e dois netos. Mas, sabe?, a herança de Veríssimo vai muito além da família. Ele deixa um universo de personagens, de crônicas, de reflexões que vão continuar a inspirar e divertir. Um gênio da escrita, um mestre do humor.
Para lembrar sua trajetória brilhante, selecionamos algumas fotos marcantes:
* **Um retrato de Veríssimo em Porto Alegre, novembro de 2011.** (Foto: Neco Varella/Estadão Conteúdo) A imagem captura a serenidade de um escritor no auge de sua carreira.
* **Veríssimo em março de 1998.** (Foto: Carlos Rodrigues/Estadão Conteúdo) Um registro que mostra a elegância e a inteligência que transpareciam em sua personalidade.
* **Luis Fernando Veríssimo discursando após receber o troféu Juca Pato de “Intelectual do Ano”, em 1996.** (Foto: Marisa Cauduro/Folhapress) Um momento de reconhecimento a uma trajetória de sucesso e influência.
* **Um encontro de gigantes: João Ubaldo Ribeiro e Luis Fernando Veríssimo em um camarote de Carnaval no Rio de Janeiro, em 2003.** (Foto: Ana Ottoni/Folhapress) Uma imagem que representa a força da literatura brasileira.
* **Veríssimo sendo entrevistado no programa “Globo News Literatura”, em março de 2012.** (Foto: Divulgação/TV Globo) Um momento de compartilhamento de sua sabedoria e paixão pela literatura.
Algumas de suas obras mais aclamadas: “Comédias da vida privada” (1994), “Mais comédias para ler na escola” (2008), “Sexo na cabeça” (1980), “Orgias” (1989), “As mentiras que os homens contam” (2000), “Internacional, Autobiografia de uma Paixão” (2004), “A mesa voadora” (1982) e “Todas as histórias do analista de Bagé” (2002). (Fotos: Divulgação)
* **Um retrato de agosto de 1998, mostrando a versatilidade de Veríssimo:** cartunista, tradutor, roteirista de televisão, romancista e autor de teatro. (Foto: Carlos Rodrigues/Estadão Conteúdo) Olha só, a riqueza de sua produção!
* **Imagens de arquivo:** Veríssimo com seu irmão Érico, tocando saxofone com amigos e ao lado da esposa. (Fotos: Arquivo) Momentos que revelam a face mais pessoal do grande escritor.
Sua partida deixa uma lacuna, mas a sua obra ficará para sempre. Descanse em paz, mestre.
Fonte da Matéria: g1.globo.com