Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

ABA Lança “Futuros Conectados”: Um Olhar para a Mídia na Era dos Algoritmos

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) causou um burburinho na última quinta-feira, 11 de setembro de 2025, com o lançamento de “Futuros Conectados: A Evolução da Mídia”, em um evento na Livraria Cultura Higienópolis, em São Paulo. A obra, uma parceria com a Editora Leader, mergulha fundo no futuro da comunicação, um território complexo dominado por algoritmos e pela constante batalha pela atenção do público.

Olha só: 35 especialistas de peso – um time de anunciantes, agências, veículos de comunicação, plataformas e entidades – juntaram suas cabeças para discutir os desafios e oportunidades da mídia publicitária nesse novo cenário digital. O livro destrincha como as marcas podem navegar por essa transformação e tirar proveito das novas tecnologias.

Manzar Feres, diretora-geral de negócios em publicidade da Globo e coautora do livro, resume bem a questão no evento de lançamento: “Essa discussão sobre conteúdo e distribuição é constante, sabe? Formato curto, longo, roteirizado, não roteirizado… Anunciantes e publicitários enfrentam o mesmo desafio: criar com a linguagem certa, distribuir nas plataformas certas, atrair a atenção no momento certo”. E ela completa, com a sabedoria de quem entende do assunto: “O melhor que podemos fazer é entender a realidade, as tendências, abraçar tudo isso e fazer o melhor possível”.

Sandra Martinelli, presidente da ABA e coordenadora da publicação, destaca a riqueza da obra: “Ao reunir anunciantes associados da ABA – grandes nomes, nacionais e globais – com líderes de entidades e veículos de comunicação, criamos um compêndio, uma coleção do que há de melhor no mercado”.

O lançamento foi um sucesso, com sessão de autógrafos e debates animados sobre os principais desafios e oportunidades. A conversa rolou solta sobre medição de audiência cross media, marketing de influência, ética no uso de dados e, claro, a aplicação da inteligência artificial na publicidade. Na real, um evento imperdível para quem acompanha as mudanças no setor.

Entre os coautores, nomes de peso como: Adriana Favaro (Kantar IBOPE Media), Alexandre Zaghi (Meio & Mensagem), Amira Ayoub (ABA e Grupo Pão de Açúcar), Ana Carolina Silveira de Castro (ABA e Banco do Brasil), Antonio Fadiga (Artplan e ABAP), Bebeto Pirro (UOL), Camila Ribeiro (ABA e TIM Brasil), Carlos Henrique (Abramedia), Christina Larroude (ABA e Minalba Brasil), Cristiano Flores (ABERT), Daniel Gonzalez Aguado (ABA e Fundação Dom Cabral), Daniela Pereira (Unilever), Elton Carlos Francisco de Oliveira (McDonald’s Brasil), Fabiano Rogério (Record), Fernando Cesário (ABA e ESPM), Jaqueline Nunes (ABA e YDUQS), Juliana Nakata e Laíssa Shimabucoro Furilli (CONAR), Kelly Dores (Propmark), Livia Duarte de Barros (ABA e Grupo Boticário), Lucia França de Azevedo Bittar (ABA e Samsung Brasil), Marcela Mariano de Sa (Ypê), Marcelo Carmim (ABA e Itaú Unibanco), Marco Aurélio de Andrade Parretti (ABA e Carrefour), Marco Frade (Bazar de Mídia), Mariana Ribeiro Bieler (Petrobras), Marilia Zanoli (Beiersdorf), Paulo Carneiro (ABA e Grupo Coty), Regina Augusto (Cenp), Regina Bucco (Aner), Renato Annibal (L’Oréal Brasil), Sandra Martinelli (ABA), Thiago Fernandes (iDTBWA Brasil) e Viviane Pepe Ferreira (ABA e Natura).

**Serviço:**

* **Lançamento do livro:** Futuros Conectados: A Evolução da Mídia
* **Data:** 11 de setembro de 2025
* **Horário:** A partir das 18h
* **Local:** Livraria Cultura Higienópolis – Av. Angélica, 1212, São Paulo
* **Editora:** Leader

Fonte da Matéria: g1.globo.com