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** 99Food retorna a São Paulo com R$ 500 milhões em investimentos para desafiar o iFood

** A 99Food desembarcou de novo em São Paulo na manhã desta terça-feira (12), pronta para brigar pelo mercado de delivery. De um total de R$ 1 bilhão que a plataforma pretende investir em sua volta ao mercado brasileiro, R$ 500 milhões serão destinados à capital paulista e cidades da região metropolitana. Olha só: já tem 20 mil restaurantes e 50 mil entregadores cadastrados por lá!

A empresa já operou entregas de comida no Brasil até 2023 (detalhes mais abaixo), e anunciou em abril deste ano seu retorno triunfal. Goiânia foi a primeira cidade a receber o app, em junho, e os resultados foram incríveis: 1 milhão de entregas em apenas 45 dias!

Agora, a 99Food chega num mercado praticamente dominado pelo iFood, um gigante com presença nacional fortíssima, investimentos maciços e, vamos combinar, uma baita conveniência para os usuários (mais detalhes abaixo). A estratégia da 99? Uma sacada genial: isentar as taxas de comissão dos restaurantes! Isso significa preços iguais no app e no balcão, uma vantagem e tanto.

Simeng Wang, diretor geral da 99, explicou que a plataforma passou meses analisando o mercado antes de voltar. “Ficou claro que todo mundo queria uma alternativa. Os restaurantes sofrem com as altas comissões, que reduzem bastante o lucro. E os consumidores reclamam dos preços inflados… A gente acredita que o mercado vai crescer muito”, afirmou Wang.

A meta principal, segundo o executivo, é abrir o mercado de delivery, sem definir ainda a fatia que querem conquistar. É ousado, mas me parece que tem potencial.

**Vantagens para restaurantes, consumidores e entregadores:**

**Restaurantes e bares:** 12 meses sem pagar comissão sobre os pedidos nem mensalidades. Uau!

**Consumidores:** Preço da comida igual ao do cardápio; entrega grátis; 5 cupons com R$ 99 em descontos por usuário. Isso sim é vantagem!

**Entregadores:** R$ 250 por dia completando 20 entregas (5 delas de comida, no mínimo); e R$ 400 por dia fazendo 15 entregas diárias de comida no primeiro mês em São Paulo. Incentivo poderoso!

Bruno Rossini, diretor sênior de Comunicação da 99, reforça: “Esse custo zero para os restaurantes vira economia para o consumidor, baixando o preço e atraindo mais gente”.

**Chineses na disputa:**

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) estima que 70 milhões de brasileiros usam apps de delivery. Uma pesquisa inédita do Instituto Locomotiva e Abrasel revelou dados interessantes: 63% já deixaram de pedir delivery por causa do preço; 94% dos consumidores e 81% dos restaurantes acreditam que sem taxas, os pratos ficariam mais baratos; 85% dos restaurantes investiriam o dinheiro economizado em melhorias e 82% em contratação de funcionários; e 92% dos consumidores pediriam mais se houvesse um app sem taxas para os restaurantes.

Com esse mercado apetitoso, a Didi Chuxing (controladora da 99Foods) não é a única chinesa de olho no pedaço. A Meituan, gigante mundial do setor, anunciou US$ 1 bilhão (R$ 5,6 bilhões) em investimentos nos próximos cinco anos para lançar a Keeta no Brasil ainda no segundo semestre. Na China, a Meituan tem 770 milhões de usuários ativos e faz entregas até por drones! A receita em 2024 foi de US$ 46 bilhões. Impressionante!

**Investimentos bilionários:**

Para se manterem no jogo, os players já estabelecidos também anunciaram investimentos bilionários:

* **iFood:** Líder do mercado desde 2011, anunciou R$ 17 bilhões em investimentos até março de 2026 (o terceiro ano seguido com mais de R$ 10 bilhões). As metas até 2028 incluem aumentar a base de usuários ativos de 55 milhões para 80 milhões, o volume mensal de pedidos de 120 milhões para 200 milhões, e contratar 1.100 novos funcionários, passando de 8.600.

* **Rappi:** Investimentos mais modestos, R$ 1,4 bilhão nos próximos três anos, para aumentar a base de restaurantes de 30 mil para 100 mil e expandir a operação de 50 para 300 cidades.

**A guerra dos apps:**

A 99Food não é a primeira a tentar e desistir do mercado de delivery. A Glovo, em 2019, desistiu após apenas um ano por causa da concorrência ferrenha. Em 2022, foi a vez do Uber Eats focar em supermercados e envio de pacotes. E em 2023, a própria 99Food encerrou suas operações, para se concentrar em serviços de duas rodas (99Moto e 99Entrega Moto). Será que dessa vez vai ser diferente? A briga promete ser acirrada!

Fonte da Matéria: g1.globo.com