Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Supertufão Ragasa: Aeroporto de Hong Kong Fecha as Portas por 36 Horas

Olha só que situação! O Aeroporto Internacional de Hong Kong vai parar! A Qantas Airways confirmou: todos os voos de passageiros serão suspensos por 36 horas a partir da noite de terça-feira, 23 de setembro. A razão? O supertufão Ragasa, um dos mais fortes dos últimos tempos, tá chegando com tudo!

Segundo a Qantas, em comunicado, o fechamento acontece das 20h de terça-feira até as 8h de quinta-feira (horário local). Isso significa, na prática, cerca de 500 voos cancelados. A empresa já avisou que vai entrar em contato com todos os passageiros afetados.

A Autoridade Aeroportuária de Hong Kong, por sua vez, disse que tá monitorando tudo de perto, mas ainda não fez um anúncio oficial sobre o fechamento. Enquanto isso, a situação por lá tá tensa.

O Observatório de Hong Kong avisou que o sinal de alerta de tufão ia subir. Começou no nível mais baixo, na segunda-feira ao meio-dia, e subiu para o segundo mais alto entre 20h e 22h da mesma noite. A previsão é de que o tempo piore bastante a partir de terça, com ventos fortes e muito fortes atingindo a cidade na quarta. E o pior? Rajadas com força de furacão são esperadas no mar e em áreas altas!

Em Hong Kong, a correria foi geral! Na manhã de segunda, moradores fizeram estoque de mantimentos. As filas nos supermercados estavam enormes! Segundo relatos da Reuters, leite já tinha acabado em vários lugares e a verdura estava sendo vendida a mais do triplo do preço normal nos mercados. Uau!

A Cathay Pacific, a maior companhia aérea de Hong Kong, informou no domingo que estava de olho na situação. Embora seus voos ainda não estivessem afetados, a empresa avisou que tudo poderia mudar rapidamente dependendo da evolução do tufão. O Departamento de Aviação Civil ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Nas Filipinas, o governo foi mais rápido. Para se ter uma ideia, as aulas e o trabalho foram suspensos em toda a região metropolitana de Manila e em grande parte do país na segunda-feira. O motivo? Ragasa estava se aproximando do norte de Luzon, trazendo consigo ventos destrutivos e chuvas torrenciais. Me parece que ninguém quis arriscar!

Fonte da Matéria: g1.globo.com