Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

** A Primeira-Dama Francesa terá que provar que é mulher em processo contra influenciadora de extrema-direita

** A primeira-dama da França, Brigitte Macron, vai ter que comprovar cientificamente que é mulher. Isso porque ela e o marido, o presidente Emmanuel Macron, estão processando a influenciadora conservadora Candace Owens nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pela BBC na quinta-feira (18). Olha só que situação!

A polêmica começou alguns anos atrás, mas ganhou força em 2021, após duas blogueiras francesas darem eco a boatos de que Brigitte teria nascido homem. O casal Macron venceu um processo contra as blogueiras, mas a decisão foi revertida este ano. Agora, eles acionam Candace Owens em Delaware, nos EUA, por difamação.

Em março de 2024, Candace apostou “toda a sua reputação profissional” na veracidade da informação absurda sobre a primeira-dama. Sabe, ela tem milhões de seguidores e já trabalhou em veículos conservadores, então, a coisa tomou proporções gigantescas. No podcast da BBC, “Fame Under Fire”, o advogado do casal, Tom Clare, disse que Brigitte considera as acusações “profundamente perturbadoras”.

Nos EUA, em casos de difamação, a acusação precisa provar “malícia real”. Ou seja, o casal precisa mostrar que Candace espalhou mentiras conscientemente. A defesa apresentará fotos de Brigitte grávida e com os filhos, além de “testemunhos de especialistas de natureza científica”, segundo Clare. Ele não deu detalhes sobre esses especialistas, mas enfatizou que Brigitte está disposta a “fazer o que for preciso”.

“É profundamente perturbador pensar que alguém precisa se submeter a esse tipo de prova”, lamentou Clare. O advogado também disse que o presidente Macron foi afetado pelas acusações. No mês passado, em entrevista à Paris Match, Macron afirmou que recorreu à Justiça por uma questão de honra. Ele disse que se tratava de alguém que “sabia perfeitamente que tinha informações falsas e agiu com o objetivo de causar dano, a serviço de uma ideologia e com elos comprovados com líderes da extrema direita”.

Candace Owens, por sua vez, é conhecida por suas posições conservadoras e polêmicas declarações. Ela ganhou notoriedade a partir de 2017, trabalhando para a Turning Point, de Charlie Kirk — assassinado na semana passada —, e para o Daily Wire. Em 2024, lançou seu próprio podcast, onde fez diversas afirmações conspiratórias, de críticas à vacina contra a Covid-19 à negação do pouso na Lua.

Este ano, ela publicou no YouTube a série “Becoming Brigitte”, onde afirma, entre outras coisas, que Brigitte nasceu homem e roubou a identidade de outra pessoa; que Macron e Brigitte são parentes e cometem incesto; que Macron foi eleito em um programa da CIA; e que o casal comete fraudes e abuso de poder para esconder “segredos”. Em entrevista a Tucker Carlson em agosto, ela também disse que Macron era “claramente homossexual”. Recentemente, ela declarou acreditar no que afirma e defendeu sua liberdade de expressão. A situação toda é, no mínimo, inacreditável.

Fonte da Matéria: g1.globo.com