Olha só que notícia! Barbie e Peter Reynolds, um casal britânico de 76 e 80 anos, respectivamente, estão livres! Depois de sete meses presos no Afeganistão pelo Talibã, eles foram libertados na sexta-feira, dia 19 de setembro de 2025, e já estão a caminho de Doha, no Catar. A informação foi confirmada pela agência Reuters. A gente fica pensando, né? Sete meses longe de casa… Imaginem só a angústia da família!
Detidos desde o dia 1º de fevereiro, o casal, junto com outras duas pessoas – um sino-americano e o intérprete deles – foram presos pelo Ministério do Interior do Talibã. Na época, a família expressou preocupações gravíssimas sobre a saúde deles, principalmente considerando a idade e as condições de detenção. Me parece que a situação era realmente crítica.
Barbie e Peter trabalhavam numa ONG, desenvolvendo projetos em escolas na província de Bamiyan, no centro do Afeganistão. Segundo a BBC, a prisão ocorreu porque eles usaram uma aeronave sem autorização das autoridades locais. Incrível, né? Eles viviam no país há 18 anos e, mesmo após a tomada do poder pelo Talibã em 2021, optaram por permanecer por lá. Uma decisão corajosa, sem dúvida.
A libertação, segundo a Reuters, foi resultado de meses de negociações entre o governo britânico e o Talibã, com a importante mediação do Catar e a participação de um representante da família. Uma fonte anônima com conhecimento das negociações contou à Reuters que, durante os oito meses de detenção – a maior parte do tempo separados – a embaixada do Catar em Cabul forneceu apoio fundamental, incluindo assistência médica, remédios e comunicação com a família. Que alívio, né?
A BBC confirmou que a libertação ocorreu de forma segura. Antes de retornarem ao Reino Unido, o casal passará por exames médicos no Catar. Ainda não há informações detalhadas sobre o estado de saúde deles.
Em nota oficial, o governo britânico expressou alívio pela libertação e agradeceu ao Catar pela ajuda na mediação. Já o Ministério das Relações Exteriores do Talibã declarou que o casal violou leis afegãs – sem especificar quais – mas que já cumpriu sua pena e seu processo legal foi concluído. O porta-voz do Talibã ainda afirmou que o governo não considera a prisão um ato político ou militar.
Ainda não há informações sobre a libertação do sino-americano e do intérprete. Eles continuam presos? Essa é uma pergunta que fica no ar.
O Catar tem desempenhado um papel crucial na libertação de estrangeiros detidos no Afeganistão desde a ascensão do Talibã em 2021. Só em 2025, eles já ajudaram a libertar pelo menos três americanos. Um trabalho de mediação importantíssimo.
Vale lembrar que, após a tomada de poder pelo Talibã em 2021, países ocidentais, incluindo o Reino Unido e os Estados Unidos, fecharam suas embaixadas e retiraram seus diplomatas do Afeganistão. O Reino Unido, inclusive, desaconselha seus cidadãos a viajarem para o país, alertando para os riscos de detenção. Uma situação complexa e delicada, sem dúvida.
Fonte da Matéria: g1.globo.com