Olha só que notícia! A 99 Food anunciou, nesta segunda (15), um investimento de R$ 2 bilhões no Brasil até junho de 2026. Isso mesmo, dois bilhões! O diretor-geral da empresa no país, Simeng Wang, revelou o plano após uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Lula e o CEO da Didi 99, Will Wei Cheng. O papo foi fechado, mas o resultado? Uma baita injeção de recursos na economia brasileira!
Esse montante gigante vai ser usado principalmente para criar pontos de apoio para os entregadores da plataforma. Sabe, um lugar para eles descansarem, darem uma carregada no celular e tomarem uma água. A ideia é ter esses espaços em todas as capitais. Já tem alguns funcionando em Goiânia e São Paulo, e o Rio de Janeiro também tá na jogada, com uma parceria com a prefeitura. A previsão é investir R$ 50 milhões só nessa parte. “Estamos planejando a expansão”, explicou Wang. “Goiânia tem uma operação mais consolidada, com três pontos de apoio já funcionando. Em São Paulo, estamos analisando as melhores localizações, e no Rio, a parceria com a prefeitura vai acelerar o processo.”
Mas não para por aí! A 99 Food também vai apostar pesado em motos elétricas. A estratégia? Uma parceria com uma fábrica chinesa para produzir as motos aqui mesmo no Brasil, deixando o custo bem mais acessível para os entregadores. “A ideia é facilitar a compra e reduzir os gastos com combustível”, disse Wang. Eles já têm experiência com esse tipo de parceria no México e na Colômbia, e inclusive já estão trabalhando com empresas de crédito para facilitar o financiamento. “Estamos compartilhando dados de uso da plataforma para que eles consigam projetar uma moto ideal, que sirva tanto para entregas quanto para transporte de pessoas”, completou o executivo. Genial, né?
E tem mais! No último sábado, a 99 Food anunciou uma parceria com o Ministério da Saúde. A empresa vai oferecer vouchers para que pacientes possam usar a plataforma gratuitamente para ir a consultas ou cirurgias em hospitais públicos. Segundo Wang, o programa já está funcionando em 49 hospitais, mas detalhes ainda são escassos.
Com quase 2 milhões de entregadores e motoristas de aplicativos no Brasil, e 700 mil deles cadastrados na 99 Food, esse investimento parece ser um passo estratégico da empresa para consolidar sua posição no mercado e, ao mesmo tempo, melhorar as condições de trabalho dos seus parceiros. Me parece que a 99 Food tá jogando pesado!
Fonte da Matéria: g1.globo.com