Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Governo aposta em shoppings e hotéis nos aeroportos para alavancar receitas

Com o movimento de passageiros em aeroportos batendo recorde em 2025, o Ministério dos Portos e Aeroportos prepara o lançamento de um programa ambicioso: o Investe Mais+Aeroportos. A ideia? Transformar os terminais em verdadeiros polos comerciais, atraindo shoppings, hotéis e muito mais, injetando recursos e dinamizando a economia. A iniciativa será apresentada na próxima segunda-feira (15).

Segundo Clarissa Barros, secretária nacional substituta de Aviação Civil, a proposta é, na real, flexibilizar as regras dos contratos de uso de áreas nos aeroportos. Assim, as concessionárias poderão fechar acordos com prazos mais longos, facilitando o retorno do investimento pesado que esses empreendimentos exigem.

“Sabe? Aeroporto pelo mundo afora é um negócio lucrativo!”, explica Clarissa. “Os que sabem explorar bem esse potencial, chegam a ter 60% da receita vindo de fontes não-tarifárias – ou seja, comércio puro!”, completa. Isso é incrível, né?

A lista de possibilidades é extensa! A gente tá falando de shoppings centers, hotéis, hospitais, galpões logísticos, escolas, centros de convenções, casas de espetáculo, e até unidades de geração de energia! Olha só que abrangente!

Entre 2023 e 2025, já foram aprovados 19 investimentos desse tipo, somando cerca de R$ 4,5 bilhões em aeroportos pelo país. Me parece que o programa vai dar um gás na economia, né?

Clarissa destaca a importância dessas receitas não-tarifárias para a sustentabilidade dos aeroportos. “Muitas vezes, são elas que garantem a viabilidade, principalmente para aqueles menores, que talvez não sobrevivessem sem esse impulso extra”, afirma. Em resumo: expansão do comércio nos aeroportos pode significar mais desenvolvimento para o setor e para o país como um todo.

Fonte da Matéria: g1.globo.com