A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) causou um burburinho na última quinta-feira, dia 11 de setembro de 2025, com o lançamento de “Futuros Conectados: A Evolução da Mídia”. O livro, uma parceria com a Editora Leader, é uma imersão no complexo universo da comunicação em tempos de algoritmos e disputa feroz pela atenção do público. O evento aconteceu na badalada Livraria Cultura Higienópolis, em São Paulo.
Olha só que time! Trinta e cinco especialistas de peso, entre anunciantes, agências, veículos de comunicação, plataformas e entidades, se uniram para discutir os desafios e oportunidades da mídia publicitária nesse novo cenário. A ideia? Mostrar como as marcas podem navegar – e até mesmo se destacar – nesse mar de informações.
Manzar Feres, diretora-geral de negócios em publicidade da Globo e coautora da obra, resume bem a questão: “A gente tá sempre se perguntando como distribuir nosso conteúdo, né? Formato curto? Longo? Roteirizado ou não? Essa mesma dúvida acompanha anunciantes e publicitários: como criar, qual linguagem usar, em que plataforma investir, como chamar a atenção na hora certa?”. E completa, com a sabedoria de quem entende do assunto: “O melhor a fazer é entender a realidade, as tendências, abraçar tudo e fazer o melhor possível!”.
Sandra Martinelli, presidente da ABA e coordenadora da publicação, destaca o caráter democrático do livro: “Ao reunir anunciantes associados da ABA – grandes empresas globais e locais – com líderes de entidades e veículos de comunicação, conseguimos criar um compêndio, uma coleção do que há de melhor no mercado”.
O lançamento foi um sucesso! Teve sessão de autógrafos, debates acalorados sobre os desafios da nova era da mídia, e discussões sobre temas cruciais como medição de audiência cross media, marketing de influência, ética no uso de dados e, claro, a aplicação da inteligência artificial na publicidade.
Entre os nomes que assinam os 34 capítulos do livro, estão: Adriana Favaro (Kantar IBOPE Media), Alexandre Zaghi (Meio & Mensagem), Amira Ayoub (Grupo Pão de Açúcar), Ana Carolina Silveira de Castro (Banco do Brasil), Antonio Fadiga (Artplan e ABAP), Bebeto Pirro (UOL), Camila Ribeiro (TIM Brasil), Carlos Henrique (Abramedia), Christina Larroude (Minalba Brasil), Cristiano Flores (ABERT), Daniel Gonzalez Aguado (Fundação Dom Cabral), Daniela Pereira (Unilever), Elton Carlos Francisco de Oliveira (McDonald’s Brasil), Fabiano Rogério (Record), Fernando Cesário (ESPM), Jaqueline Nunes (YDUQS), Juliana Nakata e Laíssa Shimabucoro Furilli (CONAR), Kelly Dores (Propmark), Livia Duarte de Barros (Grupo Boticário), Lucia França de Azevedo Bittar (Samsung Brasil), Marcela Mariano de Sa (Ypê), Marcelo Carmim (Itaú Unibanco), Marco Aurélio de Andrade Parretti (Carrefour), Marco Frade (Bazar de Mídia), Mariana Ribeiro Bieler (Petrobras), Marilia Zanoli (Beiersdorf), Paulo Carneiro (Grupo Coty), Regina Augusto (Cenp), Regina Bucco (Aner), Renato Annibal (L’Oréal Brasil), Sandra Martinelli (ABA), Thiago Fernandes (iDTBWA Brasil) e Viviane Pepe Ferreira (Natura).
**Serviço:**
* **Lançamento do livro:** Futuros Conectados: A Evolução da Mídia
* **Data:** 11 de setembro de 2025
* **Horário:** A partir das 18h
* **Local:** Livraria Cultura Higienópolis – Av. Angélica, 1212, São Paulo
* **Editora:** Leader
Fonte da Matéria: g1.globo.com