Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Falso: Casa Branca não soltou fumaça verde e amarela em homenagem ao 7 de Setembro; vídeo é criação de IA

Tá circulando nas redes sociais um vídeo que, olha só, mostra a Casa Branca, residência oficial do presidente americano, soltando fumaça verde e amarela, tipo, em homenagem ao 7 de Setembro. Mas calma, gente! É #FAKE!

Publicado no TikTok na segunda (8), o vídeo já tinha mais de 430 mil visualizações. A cena? Criada com inteligência artificial (IA), mostra a Casa Branca com fumaça verde e amarela, cercada por manifestantes brasileiros com bandeiras. Na legenda, a frase: “A Casa Branca hoje é verde e amarela. 7 de Setembro”. Impressionante como a IA consegue criar imagens tão realistas, né?

Esse vídeo viralizou no dia seguinte a manifestações pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em várias cidades do Brasil. Os manifestantes pediram anistia para os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Na Paulista, teve até uma bandeira gigante dos EUA perto do Masp, com cartazes em inglês pedindo ao presidente americano, Donald Trump, pressão sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) e impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Uau!

Mas por que isso é mentira? A gente usou o SynthID Detector do Google, uma ferramenta que identifica conteúdo gerado por IA da própria empresa. Essa tecnologia coloca uma marca d’água invisível a olho nu, mas detectável pelo sistema. E adivinhem? A marca d’água apareceu em vários pontos do vídeo. Isso prova que foi gerado por IA.

Além disso, a imprensa, tanto nacional quanto internacional, não registrou nenhuma homenagem da Casa Branca ao 7 de Setembro. Nem sinal! Na semana passada, a gente já tinha desmentido outro vídeo parecido, também feito com IA do Google. Já tá virando rotina, né?

Esse vídeo falso surgiu num contexto tenso: na terça (2), o STF começou o julgamento de Bolsonaro e outros sete acusados de envolvimento nos atos golpistas. Nos dois primeiros dias, a PGR e as defesas apresentaram seus argumentos. O julgamento continua nesta terça (9), com o voto do relator, Alexandre de Moraes. A situação tá bem complicada, né?

Enfim, não acredite em tudo o que você vê na internet. Verifique as fontes e, se tiver dúvida, consulte sites de checagem como o nosso! A gente tá aqui pra te ajudar a navegar pelo mar de informações falsas. Compartilhe essa informação para ajudar a combater a desinformação!

Fonte da Matéria: g1.globo.com