Nesta sexta-feira (4), às 16h, na B3, em São Paulo, rola o leilão do primeiro túnel submerso do Brasil! Liga Santos a Guarujá, olha só que incrível! O investimento previsto? Nada menos que R$ 6,8 bilhões! Duas empresas, a espanhola Acciona Concesiones e a portuguesa Mota-Engil, estão na disputa, com propostas consideradas válidas. Acho que vai ser tenso!
Essa obra gigante, que deve ser a maior do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), vai ter cerca de 1,5 km de extensão, sendo pelo menos 870 metros submersos. Tecnologia de ponta, inédita por aqui, mas já testada e aprovada na Europa e na Ásia. Vai ligar Outeirinhos e Macuco (Santos) a Vicente de Carvalho (Guarujá). Imagine o impacto!
Segundo o edital, a entrega tá prevista para 2030. O túnel vai receber carros, ônibus, caminhões, bikes e pedestres. Hoje, cerca de 78 mil pessoas fazem essa travessia diariamente de barco ou balsa. Uma loucura, né?
A vencedora será a empresa que oferecer o maior desconto na parcela mensal paga pelo poder público durante a concessão de 30 anos. Empate? Teremos uma disputa ao vivo! Suspense total! A construção, operação e manutenção ficarão por conta da iniciativa privada, numa parceria entre os governos estadual e federal.
**Um Projeto Centenário:**
A ideia de um túnel entre Santos e Guarujá já existe há quase 100 anos! O primeiro projeto surgiu em janeiro de 1927, idealizado pelo engenheiro Enéas Marini, durante o governo de Júlio Prestes em São Paulo. Depois de décadas parado, o projeto voltou à tona, com o edital lançado no início do ano pelo presidente Lula (PT) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A obra é importantíssima para a região, um marco na mobilidade. Teve até uma disputa política inicial, com Lula e Tarcísio mostrando o projeto como uma conquista de suas gestões. Apesar de alguns discursos políticos mais direcionados para suas bases, principalmente com Tarcísio, ex-ministro de Bolsonaro e cotado para a Presidencial de 2026, a construção do túnel parece ser um consenso. Lula, aliás, acredita que Tarcísio será o candidato da oposição.
**Como será construído?**
Diferente dos túneis escavados em rocha, como os do metrô, esse será submerso. Serão grandes blocos de concreto pré-moldados em docas secas, com câmaras internas de ar. Cada peça será construída, testada em terra e depois levada até o local. Aí, eles serão afundados cuidadosamente, encaixados no leito do canal e protegidos por areia e pedras. O Ministério de Portos e Aeroportos explicou tudo direitinho.
A escolha dessa técnica foi por causa do solo da região, composto por argilas moles e sedimentos fluviais, que não permitem escavações profundas. Além disso, o túnel submerso é mais amigo do meio ambiente e da cidade, com menos desapropriações e impacto visual. Uma ponte foi descartada devido a restrições da Base Aérea de Santos e ao tráfego intenso de navios.
**Etapas da Construção:**
O Ministério detalhou as etapas:
1. **Preparação:** Escavação no fundo do canal, base de concreto e construção dos módulos, com testes de vedação e resistência.
2. **Submersão:** Rebocadores levam os módulos para o local, onde serão afundados gradualmente, monitorados eletronicamente. Os blocos serão encaixados, nivelados com sistemas hidráulicos, fixados com pinos de aço e assentados em areia.
3. **Proteção:** Por fim, a estrutura será coberta com pedras para proteção contra impactos e correntes marítimas.
Enfim, um projeto monumental, com tecnologia de ponta e um impacto enorme para a região! Vamos acompanhar de perto!
Fonte da Matéria: g1.globo.com