Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

“Pague o quanto puder”: Uma nova tendência gastronômica mundial?

A Cidade do México recebeu um evento incrível: o “Dia coma o que quiser, pague o quanto puder”! Mais de 20 restaurantes participaram, numa iniciativa inspirada no Masala e Maíz, um dos restaurantes mais badalados da cidade, que já ostenta uma estrela Michelin. Olha só que história!

Norma Listman e Saqib Keval, chefes e donos do Masala e Maíz, descobriram a notícia da tão sonhada estrela Michelin… em Nova York! Eles estavam numa festa para um amigo chef, e só descobriram a premiação quando um gerente, o mais “nerd” e sisudo da equipe, ligou desesperado. “A gente não atendeu o telefone, sabe?”, conta Listman, rindo. “Só ligava se tivesse algo errado, né? E, tipo assim, estávamos ao vivo na premiação!”.

Mas, na real, a dupla tá muito mais preocupada em fortalecer a comunidade do que em receber prêmios. Pra eles, celebrar um amigo querido foi muito mais importante do que uma cerimônia em sua própria homenagem. E essa filosofia se reflete no modelo “pague o quanto puder” que tornou o Masala e Maíz famoso.

Várias vezes ao ano, o restaurante oferece um cardápio especial, misturando culinária mexicana, africana e indiana, e os clientes pagam o que acham justo. Não tem conta, não tem reserva, é fila e ordem de chegada. A única regra? Indicar no envelope quanto do valor vai para a equipe e quanto para o restaurante.

Camarões pa’pelar (camarão com baunilha, limão e ghee) e Kuku Poussin (frango frito com queijo, alface e molho tamarindo) são alguns dos pratos oferecidos, com a mesma qualidade impecável de sempre, mas sem preço fixo. E acredite: eles não perdem dinheiro! A maioria dos clientes deixa algo, alguns até mais do que o preço habitual; outros, até mesmo obras de arte para a equipe!

Para Listman e Keval, a iniciativa é especialmente importante numa cidade com problemas de gentrificação e turismo excessivo. “Tem muita desigualdade social e econômica aqui”, afirma Listman. “Uns ganham tudo, outros fazem todo o trabalho. Isso ajuda a diminuir essa diferença e torna os restaurantes mais acessíveis, pelo menos por um dia.”

A estrela Michelin, apesar de não ser o foco principal, ajudou a divulgar a iniciativa para além dos clientes fiéis, inspirando outros restaurantes da Cidade do México a participar do evento desta quarta-feira (27/08). Mais de 20 estabelecimentos aderiram ao “Dia coma o que quiser, pague o quanto puder”!

Keval sonha em transformar isso numa tradição global. “Já tivemos contatos do Chile, Colômbia, Peru…”, conta ele. “Não vejo porque não pode virar um ‘pague o quanto puder’ internacional!”. Este ano, o evento incluiu desde pequenas padarias familiares, como a Padaria Valle Luna, até o Expendio de Maíz, outro restaurante estrelado Michelin.

“Nosso objetivo principal é construir comunidade”, explica Ximena Igartúa, do Loup bar. “É uma mensagem de união e solidariedade, um convite a quebrar preconceitos e retribuir aos clientes tudo o que recebemos.”

A iniciativa do Masala e Maíz já inspira outras pelo mundo, como o Annalakshmi em Singapura e o Rethink Cafe em Nova York. Keval resume a esperança: “Trabalhar em restaurante é muito difícil, as margens são pequenas, difícil sonhar. Mas isso mostra que é possível!”. E que possamos ver muitas outras iniciativas como essa florescendo pelo mundo!

Fonte da Matéria: g1.globo.com