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porD Yangwang U9: Elétrico chinês bate recorde mundial de velocidade, ultrapassando 470 km/h!

Olha só que notícia incrível! O Yangwang U9, da porD, acabou de quebrar um recorde mundial e se consagrar como o carro elétrico de produção mais rápido do planeta. Em testes realizados em Papenburg, na Alemanha, o superesportivo atingiu a absurda velocidade de 472,41 km/h! Isso mesmo, você não leu errado!

A façanha foi protagonizada pelo piloto profissional Marc Basseg ao volante da versão Track Edition. E detalhe: essa versão, a mais radical do U9, tá liberada pra rodar legalmente nas ruas e estradas! Inclui até um difusor dianteiro de fibra de carbono, que ajuda bastante a manter a estabilidade em velocidades tão elevadas. Aliás, a versão “normal” do U9 já tinha impressionado em novembro passado, batendo os 391,94 km/h, também com Basseg no comando.

Mas o que faz esse carro ser tão rápido? Na real, a força tá nos quatro motores de 326 cv cada, um em cada roda! Isso dá um total de 1.306 cv e 130,5 kgfm de torque – uma potência 2,3 vezes maior que a do motor Coyote 5.0L V8 da Ford F-150, pra você ter uma ideia!

A aceleração? Impressionante! Ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,3 segundos, superando até mesmo a Ferrari SF90 Stradale, que faz o mesmo em 2,5 segundos. A SF90, vale lembrar, usa um motor V8 biturbo F154 FA combinado a três motores elétricos num sistema híbrido plug-in. A velocidade máxima do U9, com as limitações de fábrica, é de 309 km/h, enquanto a da Ferrari chega a 340 km/h. Mas, sem limites, o U9 voou!

E não para por aí! Esse supercarro não se limita à velocidade. Ele também dança ao som de música e, acredite se quiser, pula para desviar de buracos! Sim, você leu certo! Um sistema hidráulico de resposta rápida permite que a suspensão eleve o carro em até 75 milímetros a uma velocidade de 500 milímetros por segundo, gerando força suficiente para levantar mais de uma tonelada. O salto todo leva apenas meio segundo – ideal para evitar aqueles buracos chatos. Em uma demonstração, o carro atingiu 120 km/h e percorreu cerca de seis metros no ar!

A porD também usa o controle preciso da suspensão para fazer o U9 “dançar” em shows com luzes e som sincronizados. Incrível, né?

O U9 ainda não chegou ao Brasil, mas na China ele custa a partir de 1,68 milhão de renminbi, cerca de R$ 1,3 milhão.

**Como é a pista de testes em Papenburg?**

A pista de testes de Papenburg, no norte da Alemanha, perto da fronteira com a Holanda, é lendária! São 55,3 km divididos em várias seções: testes acústicos (300m), de inclinação (75m e 142,5m com inclinações de até 18%), de frenagem (3.810m com diferentes tipos de piso), de cidade (693m simulando condições urbanas extremas), de durabilidade (24,8 km com trechos retos e curvos), de cascalho (3,7 km), de direção (2,5 km – uma miniaturização de Hockenheim!), oval de alta velocidade (12,3 km – onde o recorde foi batido!), de pavimento ruim (3.286m), de suspensão (24,6m com ondulações), testes dinâmicos (2.590m) e pista molhada (1,1 km).

Carros icônicos já passaram por lá, como o Koenigsegg Agera RS (400 km/h em 36,4 segundos em 2017), o Rimac Nevera (412 km/h em 2022) e o Bugatti W16 Mistral (453,91 km/h em 2024). Agora, o Yangwang U9 se junta a essa lista de supercarros!

Fonte da Matéria: g1.globo.com