Iggy Pop no The Town? Olha só, quem for ao show, dificilmente vai esquecer! O cara, que tá no Brasil pela quinta vez, é a definição de “fera” no palco. Desde a época dos Stooges até hoje, com sua carreira solo, ele sempre foi sinônimo de punk-rock, destruindo qualquer barreira do que se considera “aceitável” num show.
A gente imagina: com 78 anos, o cara tá um pouco mais “calmo”, né? Largou as drogas, as loucuras não são mais tão extremas… mas, ainda assim, os shows são eletrizantes! A trajetória dele nos palcos? Uma verdadeira montanha-russa de sangue, suor, drogas e nudez. Vamos relembrar alguns momentos épicos (e bizarros):
**Liquidificador no palco? Sim, senhor!** Em 1968, no primeiro show público dos Stooges, Iggy subiu ao palco com as sobrancelhas raspadas, o rosto pintado de branco, usando uma touca de papel alumínio e uma camisola velha. E o instrumento? Um liquidificador! Enquanto os outros integrantes tocavam aspirador de pó, martelos e tambores de óleo, ele lá ia, “tocando” seu liquidificador. Incrível!
**Pênis no amplificador? Teve também!** Agosto de 1970. Um show memorável, com ninguém menos que Miles Davis na plateia. Iggy, meio chapado, vomita no palco. E qual a reação dele? Tira o pênis e coloca em cima do amplificador. Isso que é atitude!
**Manteiga de amendoim? Claro!** Em Cincinnati, 1970. A plateia dos Stooges saiu toda melecada de manteiga de amendoim. Iggy pegou um pote, passou tudo em si mesmo e começou a jogar na galera. Imagina a lambança!
**”Pó de anjo” e o show quase cancelado.** Em 1973, antes de um show no Kennedy Center, Iggy pediu cocaína para um amigo. Só que o camarada deu fenciclidina (PCP), o famoso “pó de anjo”. Resultado: Iggy ficou quase paralisado! Teve que ser carregado para o palco e, mesmo assim, mal conseguiu se apresentar. Que situação!
**Sangue na plateia? Sim, aconteceu!** Nova York, 1973. Durante um show dos Stooges, ele “mergulha” na plateia, cai em cima de cacos de vidro, se corta todo e continua a apresentação. O sangue jorrava. Não teve jeito, o amigo Alice Cooper teve que levá-lo para o hospital. Até hoje não se sabe se foi acidente ou autoflagelação. Meu Deus!
**Chicote e injúrias raciais? Infelizmente, sim.** Em um show solo em Los Angeles, em 1974, ele pergunta à plateia se quer ver sangue. A resposta é sim. Aí ele pede para o guitarrista Ron Asheton (vestido de nazista, a pedido de Iggy, acredite!) o chicotear. E não para por aí. Iggy grita ofensas raciais para um espectador negro, na esperança de ser esfaqueado. Como não deu certo, ele faz um “X” no peito com uma faca e sangra no palco. Realmente chocante.
**Saída triunfal em um caixão.** Em maio deste ano, aos 78 anos, Iggy divertiu a plateia londrina saindo do palco dentro de um caixão. Ainda que os shows sejam menos “malucos” agora, a energia continua absurda, bem mais intensa que a maioria dos artistas por aí. Um ícone!
Fonte da Matéria: g1.globo.com