Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Cingapura: O Segredo da Longevidade e o Título de “Zona Azul”

Em apenas dez anos, de 2010 a 2020, o número de centenários em Cingapura dobrou! Impressionante, né? Isso fez com que, em agosto de 2023, o país entrasse para o seleto grupo das “zonas azuis”, ocupando a sexta posição. Mas, calma, vamos entender melhor essa história.

Uma criança nascida em Cingapura em 1960, provavelmente viveria até os 65 anos. Hoje, 60 anos após a independência (1965), a expectativa de vida ultrapassa os 86 anos! Essa mudança radical na longevidade se deve, principalmente, às políticas públicas e investimentos governamentais.

A classificação como “zona azul”, embora tenha sido questionada por alguns demógrafos, foi atribuída pelo jornalista Dan Buettner, da National Geographic. Ele identificou regiões onde as pessoas vivem mais e melhor, graças a uma combinação de fatores culturais, estilo de vida, alimentação e forte senso de comunidade.

Cingapura se destaca das outras “zonas azuis” – como Icaria, na Grécia, e Nicoya, na Costa Rica – porque sua longevidade é fruto de políticas inovadoras, e não de tradições ancestrais. Mas não se trata só de *viver* mais, e sim de *viver bem*. Conversamos com alguns moradores para entender o segredo dessa fórmula mágica.

**Uma Transição Saudável:**

A transformação na saúde pública de Cingapura foi gradual, mas impactante. Firdaus Syazwan, que mantém o blog de finanças Dollar Bureau, testemunhou tudo isso: “Cresci aqui e vi a mudança na conscientização sobre saúde. A alta tributação de cigarros e álcool, junto com a proibição de fumar em locais públicos, melhorou não só a saúde individual, mas também os espaços públicos, que ficaram mais agradáveis”.

Mas, olha só, mesmo com essa evolução, Syazwan ficou surpreso com a classificação “zona azul”, considerando o uso intenso de açúcar, sal e leite de coco na culinária local. Felizmente, até isso está mudando, graças a políticas públicas que incentivam escolhas mais saudáveis. “O Conselho de Promoção da Saúde tem iniciativas para isso, como a rotulagem nutricional e a redução de açúcar em bebidas. Ainda não sabemos a efetividade total, mas eu, particularmente, evito bebidas açucaradas ao ver esses rótulos”, conta Syazwan.

O sistema de saúde cingapuriano também é elogiado mundialmente pela qualidade e custo-benefício. O Índice de Prosperidade Legatum de 2023 o classificou como o melhor do mundo em termos de saúde e acesso aos serviços. O país oferece cobertura universal, combinando serviços públicos e privados, com contribuições individuais.

**Espaços Verdes e Comunidade:**

Mas não é só a saúde que conta. Uma rede robusta de transporte público estimula o uso de transporte público e atividades físicas. A priorização da limpeza e segurança também contribui para a qualidade de vida.

Charu Kokate, sócia da Safdie Architects (responsável por projetos como as torres Sky Habitat e o Aeroporto Jewel Changi), destaca a integração de parques e reservas naturais na paisagem urbana: “Cingapura é uma ‘cidade-jardim’! O planejamento é meticuloso. A sustentabilidade, o uso eficiente do solo e a incorporação de espaços verdes na vida urbana são incríveis! As leis são rígidas, mas o resultado é um ambiente limpo e seguro”.

Kokate cita o Jardim Botânico de Cingapura, Patrimônio Mundial da Unesco, como um exemplo. Os parques também são centros comunitários, um fator crucial para a longevidade, segundo os pesquisadores. “De jovens a idosos, as pessoas se exercitam nos parques, com aparelhos e aulas acessíveis”, observa Syazwan, recomendando o East Coast Park para quem quer aproveitar a natureza e a comunidade.

**O Que Precisa Saber:**

Apesar da alta qualidade de vida, Cingapura é um país caro. Além disso, apesar da diversidade populacional, o governo impõe leis rígidas (e multas pesadas!) contra atos como jogar lixo, fumar em público, usar drogas e até atravessar fora da faixa. Muitos moradores veem essas regras como essenciais para a segurança e beleza da cidade.

Kokate resume: “As políticas são alinhadas às necessidades da população, focando na qualidade de vida, estabilidade econômica e harmonia social. A estabilidade política incentiva investimentos, crescimento e coesão social”.

Mas Cingapura também celebra sua diversidade cultural, com uma gastronomia mundialmente famosa e festivais como o Ano Novo Lunar, o Diwali e o Festival Internacional de Artes. “Há algo para todos!”, afirma Kokate. “A sociedade multicultural cria uma experiência cultural rica que encanta visitantes e moradores”.

Fonte da Matéria: g1.globo.com