Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Alerta do BC: Nova movimentação suspeita no mercado financeiro pode indicar ataque a sistema de pagamentos

Olha só que situação! A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulgou nesta segunda (18) um alerta bombástico: o Banco Central (BC) tá de olho numa movimentação bem estranha no mercado, ligada à criptomoeda Tether. A suspeita? Um possível ataque ao nosso sistema de pagamentos! A Febraban recebeu a informação no domingo à tarde, e, na real, já avisou os bancos associados, principalmente aqueles envolvidos nos Comitês de Prevenção a Fraudes e de Segurança Cibernética. A ideia é tentar evitar qualquer desastre, né? A gente tentou contato com o BC pra saber mais detalhes, mas eles ainda não se pronunciaram.

Isso não é novidade, viu? É a segunda vez em menos de dois meses que o BC emite um alerta desse tipo. Me parece que o sistema financeiro brasileiro tá virando alvo fácil de hackers. Em julho, a gente teve aquele bafafá com a C&M Software, lembra? Essa empresa fornece serviços de tecnologia pra instituições financeiras sem infraestrutura própria, e foi vítima de um ataque cibernético. O resultado? Um verdadeiro caos! O BC teve que mandar desligar o acesso de várias instituições aos sistemas da C&M. Pelo menos seis bancos foram afetados, causando um tremendo alvoroço no mercado.

Na época, a polícia informou que o ataque desviou mais de R$ 500 milhões via PIX em menos de três horas! Incrível, né? Um dos maiores ataques hackers da história do nosso sistema financeiro. Agora, com essa nova movimentação suspeita, a gente fica naquela apreensão, esperando pra ver o que vai acontecer. A situação é preocupante e exige atenção redobrada das autoridades e dos bancos. A gente precisa de mais segurança! *Com informações da Reuters.*

Fonte da Matéria: g1.globo.com