Olha só que notícia! O Google anunciou que vai construir sua primeira usina nuclear avançada nos EUA, no estado do Tennessee! Isso mesmo, a gigante da tecnologia tá investindo pesado em energia limpa para alimentar seus centros de dados, principalmente os que rodam a inteligência artificial. A parceria é com a Kairos Power, e a previsão é que a usina comece a operar em 2030.
Na real, esse reator no Tennessee é só o primeiro passo de uma estratégia maior do Google, anunciada em 2022, de comprar energia nuclear de reatores modulares menores. A ideia é garantir um fornecimento estável e sustentável de energia para suas operações. A usina vai gerar 500 megawatts, energia suficiente para abastecer cerca de 350 mil casas! Incrível, né?
A construção ficará por conta da Kairos Power, e a instalação será em Oak Ridge. Eles fecharam um contrato de longo prazo com a Tennessee Valley Authority para fornecer energia para os centros de dados do Google no Tennessee e também no Alabama. Dá pra ver que o Google tá pensando grande, né?
Mas por que essa aposta na energia nuclear? Acontece que a IA generativa, tipo ChatGPT e afins, consome uma energia absurda! A demanda tá tão alta que tá levando o consumo de eletricidade nos EUA a níveis nunca vistos antes. E essa corrida por energia limpa tá impulsionando o desenvolvimento de novas fontes, como esses reatores nucleares de nova geração.
É importante destacar que, atualmente, não existe nenhuma usina nuclear avançada em operação comercial nos Estados Unidos. Então, esse projeto do Google é pioneiro e pode abrir caminho para outras empresas de tecnologia seguirem o mesmo caminho. Me parece que a gente tá assistindo ao começo de uma nova era na produção de energia para a tecnologia! Afinal, data centers de IA no Brasil, por exemplo, já consomem energia equivalente à de 16 milhões de casas! Imagina nos EUA…
Fonte da Matéria: g1.globo.com